quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Da AIESEC Vitória para o mundo...

Dessa vez quem está indo passar um temporada fora do Brasil é a Carla. Fiz uma entrevista com ela, pra quem não esteve na sua despedida, que foi dia 23 de julho aqui tem várias informações sobre suas expectativas! Ela está indo para o Peru amanhã, dia 07 de agosto.

Theo: Me fale um pouco sobre você e a sua relação com a AIESEC Vitória.
Carla: Meu nome é Carla Zorzanelli e tenho 23 anos. Eu entrei na @* no último processo seletivo em abril de 2008. Procurei a @ porque tinha colocado como meta para este ano viajar para o exterior, porém depois que entrei me apaixonei pela @, pelos valores, ideais da organização e pelas pessoas que fazem parte dela. Acabei me integrando e após o projeto inicial de análise de mercado do ES, entrei para a equipe de Relações Corporativas, onde fiquei até encontrar uma vaga no exterior que fosse interessante para mim.

T.:
Para que país e cidade você vai?
C.:
Vou para Lima no Peru.

T.:
Para viajar ao Peru que documentos é necessário?
C.: Bom, não é necessário passaporte, somente com a identidade é possível viajar para o Peru, mas por via das dúvidas estou levando o passaporte. Além disso, a vacina de febre amarela é imprescindível, após tomar a vacina e esperar os 10 dias de incubação, é preciso ir à ANVISA para receber o cartão internacional, tornando válida assim a vacina internacionalmente. Em relação ao visto, para fins de estudo, é preciso comparecer ao consulado mais próximo levando uma carta ou matrícula da instituição de ensino aonde irá estudar, para fins de trabalho, a empresa no Peru entra com o pedido lá mesmo, e depois, você vai ao consulado para estar retirando o visto aqui no Brasil. Para processo de trainee pela @, chegando lá a @ Peru dá entrada junto comigo, assim eles fazem com todos os trainees, depois que eu chegar lá conto como foi. Além do visto é muito importante fazer um seguro internacional.

T.:
Quanto tempo você vai trabalhar lá e em quê área?
C.: Pretendo trabalhar no Peru durante 6 meses e vou trabalhar no setor de comércio exterior de uma empresa.

T.:
Quais são as suas expectativas para o intercâmbio?
C.: Minhas expectativas são de aprender uma língua nova, conhecer a realidade empresarial de um outro país, conhecer pessoas novas, entender como funciona a @ no Peru, além de obter mais aprendizado para a minha vida profissional e pessoal.

T.: Com qual escritório você foi matched? E o que sabe sobre ele.
C.:
No Peru existem alguns escritórios da @. Eu fui chamada pela @ Pacifico, que é uma das universidades mais importantes de Lima. Estou ansiosa para descobrir como funciona a estrutura e o andamento dos setores. Não sei muito ainda, só sei que a realidade é bastante diferente da @ Vitória, a começar pelo número de pessoas que trabalham na @, apenas 25, sendo que aqui somos aproximadamente 110.

T.:
E o choque cultural, você acha que vai conseguir se adaptar facilmente?
C.: Bem, para quem estava querendo ir para China antes, acredito que o choque cultural será muito menor, devido a estarmos na América Latina. Pelo pouco que percebi, o povo de lá é muito simpático, comunicativo e amigo, o que facilitará e muito a adaptação, mas nunca é fácil sair do seu país, deixar amigos e família e "recomeçar" a criar raízes numa cultura diferente.

T.:
E depois que seu intercâmbio no Peru acabar, já tem novos planos?
C.: Tenho alguns em mente...mas acredito que o principal seja tentar ir pra China. Caso não consiga, o mundo é muito grande... tenho muitos lugares pra escolher até lá... vamos ver o que aparece.

* @ = AIESEC


AIESEC PERU


Extra! Extra! Vídeo de despedida da Carla!


Um comentário:

Titi disse...

Eu li!

Massa a entrevista, e tudo de bom para a Carlinha! ^^