quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Itália planeja fazer parque à la Disneylândia sobre Roma antiga

Com as ruínas de Roma antiga, o esplendor do Vaticano e as incontáveis obras de arte do Renascimento, o que a capital italiana pode fazer para atrair mais turistas ainda?

A resposta a essa pergunta, de acordo com o gabinete do prefeito, é um parque temático à la Disneylândia.

"O modelo é a EuroDisney de Paris", disse o vice-prefeito Mauro Cutrufo, ao anunciar planos de construir um parque temático sobre a Roma antiga nos arredores da cidade. O plano é que a atração seja inaugurada em três ou quatro anos.

A idéia é que o parque, voltado para famílias, mostre aos visitantes como era a vida ali 2.000 anos atrás. Em uma área de 4 km 2, a atração vai ter brinquedos aos moldes do Piratas do Caribe -em que turistas passeiam por cenas piratas reproduzidas com bonecos. "Vamos reproduzir cenas do Coliseu, da Roma antiga, dos gladiadores, de Júlio César e outras", descreveu um porta-voz da prefeitura.

A decisão final que vai definir se o parque irá a cabo ou não deverá ser tomada no mês que vem, quando uma pesquisa de mercado para identificar o potencial da empreitada será concluída. E já há opositores à idéia. O governo da região do Lazio, da qual Roma é a capital, de centro-esquerda, é hostil à proposta, do partido do premiê Silvio Berlusconi, de centro-direita. "Eu digo não à americanização", disse à Reuters Claudio Mancini, membro do governo do Lazio, que espera que o projeto seja interrompido.

Reuters

Nenhum comentário: