terça-feira, 12 de agosto de 2008

RJ ganhará serviço de ônibus turístico

A cidade do Rio de Janeiro vai ganhar um serviço de ônibus turístico, que transportará turistas a locais de visitação por meio de um sistema de passe.

Os turistas pagarão um preço fixo pelo bilhete, podendo saltar em cada local que desejar e embarcar em outro ônibus da mesma linha. O diferencial é que pelo preço de uma passagem o visitante poderá ir a diversos pontos.

O percurso turístico ainda não está definido, mas Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas e Jardim Botânico farão parte da rota. Quem usar o serviço terá informações sobre os locais turísticos em vários idiomas.

As autorizações para empresas interessadas devem ser liberadas pela Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro ainda no segundo semestre para que o serviço funcione no próximo verão.

----------

Este tipo de serviço já existe em vários países e é muito usado, com certesa aqui no Brasil será uma boa iniciativa para outras cidades turísticas.

Em Londres o ticket vale por 24 horas e custa £22.00 (acima de 16 anos), comprando na internet tem desconto, e há também o pacote família - 2 adultos e 3 crianças - por £80.00. Existe tour de 50 minutos a aproximadamente 2 horas.

Já em Barcelona o Tourist Bus tem 3 tipos de roteiros e 44 paradas. O ticket valido por um dia custa 20 euros e para dois dias consecutivos 26 euros.

Em Atenas o "Bus 400" é quem faz o serviço! Tem saída a cada 30 minutos e tem parada nas 20 principais monumentos atenienses. O ticket é comprado no ônibus. A rota dura 80 a 90 minutos para quem apenas vê os monumentos pela janela do ônibus. (Mas fala sério hein, quem vai para Atenas e vê os monumentos pela janela de um ônibus?! Oi! Vai ver televisão.)

O Tourist Bus também tem na Costa Rica, Egito, China, Suíça, Alemanha... ah e tem também em Valencia (12 euros), cidade há 12 km de Albufeira - onde irei morar em Portugal...

Nenhum comentário: