domingo, 3 de agosto de 2008

03 de Agosto - Dia do Capoeirista

Brasil: samba, carnaval, futebol, praia... e capoeira também! No dia 15 de julho de 2008, em Salvador, foi o dia oficial em que a Capoeira se tornou Patrimônio Cultural do Brasil.

"(...) o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) acolheu por unanimidade, na tarde desta terça (15), o pedido de registro da capoeira como Patrimônio Cultural brasileiro, feito pelo Ministério da Cultura. É o ponto alto de uma história repleta de altos e baixos. 'Não se pode esquecer que a prática foi, por muitos anos, considerada crime pelo Código Penal', lembra a historiadora e capoeirista
Adriana Albert Dias. 'Hoje, é um símbolo nacional espalhado pelo mundo.' "

Os registros mais antigos da capoeira vêm do século 18. Era praticada por escravos, sobretudo os vindos de Angola. O esporte-dança foi considerado crime até o fim da década de 1930. Só a partir de lá começou a alçar a fama, hoje estendida a cerca de 150 países. Agora, passa a ser um dos 14 Patrimônios Culturais do país, junto com o frevo, o samba carioca e o ofício das baianas de acarajé, entre outros.

Nenhum comentário: