segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sobre Portugal

Sei que será parte do meu intercâmbio o choque cultural com o português de Portugal, por isso, ando lendo algumas coisas sobre o país já com este português. Lendo sobre estradas, condução, combustível e tal encontrei um parágrafo meio estranho. Leiam!

Conduzir

As estradas são razoáveis em todo o país. O trânsito é pela direita e os sinais são quase todos internacionais ou facilmente compreensíveis. É obrigatória a utilização de cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo. A velocidade máxima é de 50 km/h nas localidades, 90 km/h fora das localidades e 120 km/h nas auto-estradas.


A gasolina existe em três variedades Super com substituto do Chumbo, Super sem Chumbo 95 e Super sem Chumbo 98. Normalmente estão disponíveis nas três variedades assim como gasóleo (diesel) em todas as bombas de gasolina nas grandes cidades mas o mesmo pode não acontecer em zonas rurais. O preço é mais ou menos livre mas na prática as variações de preço são abaixo do cêntimo. Preços de referência em Junho de 2006: €1.33 por litro para Gasolina Sem Chumbo 95, €1.40 por litro para Gasolina Sem Chumbo 98 e €1.08 por litro para Gasóleo. Se pagar com cartão de crédito numa bomba de gasolina será cobrada uma taxa adicional de €0.50 por compra.


Ter em conta que a taxa de alcolémia máxima é muito reduzida (abaixo dos 0,5) e mesmo que só beba um copo de vinho pode ser apanhado pelas malhas da polícia, assim se for conduzir: não beba alcool de todo.


Gente, tipo assim, juro que fiquei um pouco confuso, estava lendo sobre tipos de combustíveis e já estava achando diferente a palavra gasóleo - para diesel - como logo depois me deparo com este parágrafo (negrito e em azul - caso você não tenha notado nenhuma diferença - ha!) e me pergunto sobre o que estou lendo mesmo?!

Como sempre... me divirto!

Um comentário:

Anônimo disse...

óun, para de postar sobre portugal!

I'll miss you so much!