terça-feira, 26 de agosto de 2008

Vitória surpreende logo na chegada

Vitória, a capital capixaba, é uma surpresa logo na chegada. Você sabia que a cidade é formada por 34 ilhas e uma porção continental? E que quase 900 hectares da cidade são manguezais? Pois é assim que a cidade do Espírito Santo recebe seus visitantes: surpreendendo.


As praias e atrações históricas de Vitória valem a pena. Mas não se prenda à capital. Tome a infinidade de pontes e dê um pulo até Vila Velha, cidade mais antiga e logo ali ao lado.

O que não faltam nas praias são areias pendendo para o dourado, calçadões e quiosques com bebidas e petiscos regionais.



A praia de Camburi, que se estende por seis quilômetros, é a única continental. Somente nessa extensão de areia são quase 30 quiosques que abrem bem cedinho e só fecham às 22h.

As praias da Direita e da Esquerda, na ilha do Boi, são para os que gostam de águas mais claras. A Curva da Jurema e a de Castanheiras são outras opções sempre badaladas. É na primeira que está um dos postos de informações turísticas - os outros estão na rodoviária e no aeroporto.

Já em Vila Velha, a praia da Costa, de Itapoã e a Barra do Jucú, são boas pedidas. A cidade foi fundada em 1535, por isso não perca as igrejas e conventos históricos.

Sabores

Muito peixe - como badejo, dentão ou papa terra -, coentro, tomates e temperos regionais. Some a isto a tradicional panela preta de barro e o toque capixaba.


É dessa mistura que sai uma das maiores delícias do Espírito Santo: a moqueca capixaba. Depois de experimentar essa iguaria regional fica impossível não querer levar um dos panelões para casa. Todas são produzidas artesanalmente há mais de 400 anos pelas Paneleiras de Goiabeiras, assim chamadas por morarem no bairro de mesmo nome. Difícil é fazer caber na mala - e agüentar carregar! - os irresistíveis utensílios.

Christian Brandão
Fiquei feliz por ter lido sobre Vitória no Grupo Viagem, no entanto, achei muito pequeno e breve as informações, me parece que o Christian nunca veio para a nossa ilha para poder falar desse jeito... enfim!
Outra coisa, Vitória já teve 34 ilhas, hoje, principalmente por causa dos aterros a cidade é composta por 14 ilhas! Ok, pessoal? Em breve estarei colocando mais informações sobre a ilha-continente Vitória!

Nenhum comentário: