segunda-feira, 20 de abril de 2009

Dachau - Alemanha

14 de abril de 2009

Em 22 de março de 1933, poucas semanas depois de Adolf Hitler tinha sido nomeado Reich Chanceler, um campo de concentração para presos políticos foi fixado em Dachau. Este acampamento serviu como um modelo para todos os campos de concentração posteriores e como uma "escola da violência" para o SS homens (Schutzstaffel, equivalia à tropa de elite de Hitler e exigia que fosse composta por cidadãos com comprovada origem germânica, uma condição fisica e mental excepcional e que cumprissem as normas da ideologia nazista cegamente) sob cujo comando situava-se. Em doze anos de sua existência mais de 200,000 pessoas a partir de toda a Europa foram detidos aqui e nos inúmeros filial campos. Mais de 43,000 morreram. Em 29 de abril de 1945, tropas americanas libertaram os sobreviventes.

O memorial do antigo campo de concentração foi estabelecido em 1965 por iniciativa de, em conformidade com os planos dos sobreviventes presos que tinham se uniram para formar a Comité Internacional de Dachau. O governo estadual da Baviera ajudou com apoio financeiro. Entre 1996 e 2003 uma nova exposição sobre a história do campo de concentração de Dachau foi criada, na sequência chama-se o "Caminho dos prisioneiros".

Para mais informações visite o site em inglês ou alemão.

Isto é suficiente, vejam as fotos com algumas explicações adicionais.

"work brings freedom"
"o trabalho liberta"

2 comentários:

Unknown disse...

po cara, massa a visita. Aqui na Czech Rep tem uma cidade que foi usada como campo de concentracao, chama Terezin, tem umas fotos semelhantes as que voce postou. Minhas fotos estao aqui: http://picasaweb.google.com/marudiniz/Terezin

Abraçadeira!

Filipe disse...

Eu conheci Auschwitz, o campo de concentração polonês (fica no sul do país) e é tido como o pior/ principal campo de concentração nazista.

Foi uma das experiências mais intensas que eu já vivi. É triste, triste, triste... Dá para 'ouvir a dor' das pessoas que passaram por ali.

Mas não tenho fotos para mostrar. Tinha só uma da porta. É que quando eu entrei, fiquei constrangido de tirar fotos... Sei lá, uma coisa de respeito às pessoas que passaram por ali... :(

(nada contra quem tira. Inclusive eu sai em algumas, de amigos, rsrsrs).

abraço!