sexta-feira, 3 de abril de 2009

Meu último dia de estágio

Dia 25 de março

Depois de pouco mais de 5 meses de estágio no hotel, chega o dia final! Lembro-me no início que gostaria que este dia chegasse logo, mas quando chega “nossa vida passa diante dos nossos olhos num segundo”! =D O tempo voou!

Bem, este é/foi um estágio pela AIESEC, e por este simples facto o estágio é diferente. Se uma pessoa passa um tempo na organização ela aprende a desenvolver suas capacidades, o estágio é para ela aplicar o que aprendeu na AIESEC e também desenvolver outros. Desafiar-se. Confrontar-se. Descobrir-se. Evoluir.

Durante meu curto tempo de estágio aprendi muito, infelizmente por muitos problemas vindos do hotel ou até mesmo pela AIESEC Faro não pude aproveitar tanto quanto gostaria. Problemas que não convém serem escritos aqui. Recente completado um mês em Portugal, eu, numa livraria leio uma frase que me acompanharia pelo resto do estágio, como forma de seguir em frente, mas também levarei para o resto de minha vida!

“Não podemos escolher as cartas que nos são distribuídas,

a nossa liberdade reside em saber jogá-las – Randy Pausch

Sair do seu país, começar a criar raízes em outro é sempre muito difícil, mesmo que seja por um curto tempo. A experiência, um pouco dolorosa, é ao mesmo tempo uma metamorfose! A pessoa que entra no avião para sair de seu país deixa de existir naquele momento. O regresso ao país é um “novo eu”, com conhecimento próprio e profissional melhor que antes. Realizar um intercâmbio é sempre muito bom, porém isto pode ser feito sem sair de casa, um exemplo é simplesmente receber uma pessoa de outro país em sua casa, como sempre o aprendizado é enorme.

Aqui em Portugal me surpreendi muito com o consumo da cultura brasileira, é claro, brasileiros aqui tem bué, como em qualquer lugar. Entretanto, a nossa cultura é consumida muito por portugueses, porém aqui também tem todos os povos colonizados por portugueses no descobrimento. Novelas é sempre o top. Seguindo as músicas, mas eles gostam das músicas que já são velhas para nós. Eu fui num bar/discoteca e eu tive que escutar o <É o Tchan>, logo pensei “PelamordeDeus, em que ano estou?! Isto não! =O”.

No início eu queria ir embora, mas depois conhecendo um pouco mais o país, existe sim muitos lugares giros e onde eu supostamente poderia morar, infelizmente a cidade aonde eu vim não se inclui na lista. Albufeira é uma cidade para ingleses tomarem sol, é impressionante a quantidade durante todo o ano. E todos ficam rosáceos a andar pela rua, todos se vestem iguais e, segundo outras línguas, no verão aqui têm jovens. Sim, Albufeira city é para nossos pais tomarem sol e comerem pasteis de bacalhau e pasteis de nata! =D Brincadeiras a parte, mas é verdade! =P

Bem, no estágio, que era de secções rotativas eu passei pelo Restaurante, Housekeeping, cozinha de Garde Manger, Animação, Recepção, Spa e GSM (gestão de clientes). Em todos aprendi coisas, porém a maioria como não se deve fazer. Ponto muito fraco no meu estágio, por ser estagiário, muitas vezes as pessoas não nos davam credibilidade, cabia a nós mostrarmos, mas muitas vezes parecia que não valia a pena, infelizmente. Por ser estagiário e brasileiro, me sentia diferente às vezes, e não gostei da sensação. Porém conheci pessoas maravilhosas que pude mostrar meu trabalho e conversar sobre tudo, pessoas que me ajudavam, conheci muito sobre a cultura portuguesa com estas pessoas, e muitas delas achavam os portugueses estranhos. Muitos têm opinião formada de como é um brasileiro, fiquei muito feliz um dia de escutar que eu havia mudado esta opinião em certas pessoas. Ali senti que parte de meu estágio estava realmente acontecendo! Foi óptimo. Então, chega de histórias, tenho que terminar meu pequeno-almoço, estou a comer morango com natas e açúcar (Van, o que diz-me?! =D). Vejam as fotos:

Estas são as pessoas que fizeram valer a pena! Obrigado a todos!

Minha última viagem em Portugal, desta vez, foi no Porto! Em breve!

Nenhum comentário: