sexta-feira, 17 de abril de 2009

Augsburg - Alemanha


08 de Abril de 2009

Eis que acabou meu tempo em Portugal. Agora é viajar um pouco. Fui para Alemanha, meu voo saiu de Faro e foi para Stuttgart, na Alemanha. Lá meu amigo Ben estava a minha espera, íamos para a cidade de Augsburg, onde ele mora.

Depois de quase uma hora e meia até a cidade, chegamos. Aqui é uma hora a mais que Portugal, então meu fuso ficou um pouco estranho (e também por ter internet em casa, coisa que em Albufeira, não tinha), então aproveitem para fazer várias coisas que só um laptop ligado na energia pode fazer! =D

Dia 09 de Abril

Sobre a cidade: O nome remete ao imperador romano Augusto, em cuja regência foi fundada, no ano 15 antes de Cristo, uma base militar que foi o berço de Augsburg, atualmente a terceira maior cidade do Estado da Baviera. A localização privilegiada à margem da Via Claudia, a estrada que ligava Roma à Germânia e se tornou mais tarde uma importante artéria para os mercadores, determinou nos séculos seguintes o destino do povoado, que avançou na Idade Média para uma cidade de riqueza imensurável.

Renascentista e barroco são os estilos que mais deixaram vestígios no centro histórico da cidade, que abriga inúmeros edifícios magníficos que merecem ser apreciados pelo visitante. Sobressai-se a Prefeitura, reconstruída em todo seu resplendor na década de 80 do século passado, depois de severamente destruída na Segunda Guerra Mundial. A seu lado, a imponente torre que, do alto dos 250 degraus de sua escada, oferece uma vista panorâmica da cidade, permitindo — quando o tempo está bom — ver ao longe os Alpes, que ficam a uns cem quilômetros de distância.

Uma das famílias mais importantes da época foi a dos irmãos Fugger, tendo Jacob Fugger se tornado um dos homens mais poderosos do mundo então conhecido, no século 16. Mesmo o imperador alemão via-se obrigado a buscar empréstimos junto a ele, para poder financiar uma vida pomposa e as intermináveis guerras daqueles tempos.

Mas a cidade se transformou no decorrer do tempo. Com 254 mil habitantes e uma universidade fundada em 1970, ela abriga muitos estabelecimentos industriais de porte, que garantem sua prosperidade nos dias de hoje: a fábrica de motores diesel MAN, a Aerospace da Daimler-Benz, a Siemens e a empresa de computação NCR são alguns dos maiores empregadores em Augsburg.

Logo pela manhã, no pequeno-almoço, comi o desjejum tradicional da Baviera, salsicha branca com pretzels e bebe-se um tipo de cerveja (para mim a bebida é a parte mais estranha). Bem, mas tenho que experimentar... a comida é boa, mas a salsicha é um pouco “pesada”, e a cerveja foi só para experimentar. Mas é bom!

Depois saímos para conhecer a cidade, fui na igreja de St. Ulrich. perto de onde mora o Bem, e depois logo em seguida encontrei com mais membros da AIESEC Brasil espalhado pelo mundo, o Jonas da AIESEC Brasília e também a Lana, que não faz parte (ainda! hehehe).

Fomos para o Fuggerei, leiam para saber mais o que é. Foi erguido entre os anos de 1516 a 1525 o primeiro conjunto habitacional do mundo com fins sociais. O casario da "Fuggerei" está bem conservado e ainda é habitado. Até hoje, é preciso preencher certos requisitos para morar numa das 106 unidades residenciais: ter nascido em Augusburg, ser católico, pobre e ter conduta íntegra. Os moradores pagam um aluguel simbólico de um euro por ano.


Passeamos um pouco mais pela cidade e voltamos para casa para almoçar.

Em seguida fomos a Praça Rathausplatz , que fica em frente a Prefeitura da cidade, e dentro tem a Goldener Saal, que é um salão dourando, antigamente havia ouro. Lugar muito bonito. Como dito anteriormente foi destruído na época da Segunda Guerra, e hoje as pinturas mostram como era antigamente, vale a pena a visita! Do lado tem a Igreja Ulrichskirche que toca pequeninas canções com seus sinos durante o dia. Muitas pessoas ficam ali simplesmente aproveitando o sol, conversando com amigos e comendo algo!





Como cheguei na semana da páscoa, as lojas estavam todas enfeitadas com artigos para o feriado. Fiquei muito surpreso com a força desta data na Alemanha. Tudo muito enfeitado. Pequenas árvores com enfeites ovais pendurados, muito coelhos feitos de vários estilos diferentes e muitos ovinhos de chocolate! Nunca vi nada assim na Páscoa. Gostei muito!


Algumas impressões sobre a Alemanha:

- um povo muito alegre (percebi desde o avião, muita gente rindo, alegria contagiante);

- patriotismo aqui é alto;

- mesmo com toda a história da guerra no currículo, é um povo que vencedor acima de tudo, reconstruíram seus monumentos e mostram que são capazes de serem melhores, pois aprenderam com seus erros.

- são muito festivos e suas festas duram mais que um final de semana, e sempre são temáticas, digo, sempre há alguém com roupas tradicionais nas festas (aqui na Baviera)

- aqui os cachorros estão em todo o lugar, com seus donos. Dentro de shopping, restaurantes, lojas, praças... e todos bem educados, e raríssimo ver o chão sujo com suas necessidades!

- aqui não só carros estão nas estradas. Além de potentes motos, nada daquelas comuns que vemos no Brasil, há também muitas bicicletas, onde quer que vá tem bicicletas, e aqui ela é encarada como um real meio de transporte, pára nos semáforos, tem a faixa de ciclismo e tudo. Muito organizado e mais saudável!

- mesmo eu tendo escrito pouco sobre a cidade, eu gostei muito, me fez voltar a estudar alemão, gostaria de morar aqui! Agora sim, sinto-me na Europa! =D

Um comentário:

Luciana Saraiva disse...

Ai, eu A-D-O-R-O a Alemanha. Fiquei pouco tempo mas senti o mesmo que tu...isso sim é que é Europa, hahaha.
Lembramos VÃAAARIAS vezes de ti no findi passado, tenho certeza de que nesse lembraremos mais ainda, mas pode ter certeza que ainda faremos muitas viagens pelo mundo ;)
Beijo da Marquesa, Risadinha!