domingo, 5 de outubro de 2008

Um capítulo está acabando


Muitos sabem que eu adoro seriados, assistiria todos se tivesse tempo, mas as séries que mais me chamam a atenção são de drama ou as sarcásticas, com algumas exceções. Anyway... hoje eu assisti o series finale de "Six Feet Under", nunca tinha visto antes o final. Só posso dizer que a sensação é de se sentir vivo, pare e pense nas experiências que você vivência e o que acontece ao seu redor, viva e não tenha receio dos julgamentos dos outros.

A série mostra o cotidiano de uma família que tem como sustento uma funerária e o convívio com a morte diariamente, o que me chama mais a atenção não é simplesmente estes assuntos, mas como a série retratou um assunto não tão comum com tanta naturalidade me fazendo refletir sobre vários assuntos, pode-se dizer que afim de instigar e atacar sobre um assunto do cotidiano mas que todos não falam sobre.

Ok, mas o que isso tem a ver comigo? Porque estou escrevendo isto no blog? Pelo simples fato de ter assistido ao final de um seriado hoje e por estar chegando ao final de uma fase da minha vida. Esta semana estarei embarcando para Portugal, esta é minha última semana na "zona de conforto". Digo isso porque indo para o velho continente estarei fazendo tudo do zero, novo emprego, novas amizades, nova "família", novíssimas experiências, nova AIESEC, nova(s) cidade(s), novo país, digo continente pode-se dizer até que estarei construindo um novo eu. Quando eu entrar no avião saindo do Espírito Santo deixo para trás o "velho eu".

O final do seriado mostra a emoção dos principais personagens a flor da pele, as decisões importantes na vida e como é um seriado sobre a morte, mostra o futuro deles, digo a morte deles num flash-forward. Para muitos de nós o futuro é uma incerteza, ouvimos coisas do tipo "você colhe o que você planta", "aproveite o dia de hoje, amanhã pode não estar mais aqui" ou seja a preocupação de hoje é muito grande mas ontem foi o hoje e também já foi o futuro. Então, quanto devemos nos dedicar e pensar no futuro? Se o futuro é agora o quanto eu estou aproveitando?

Uma fase da minha vida está acabando, o capítulo está quase no fim, estou tentando aproveitar ao máximo, mesmo com os nervos a flor da pele, dividir o tempo com as pessoas que eu amo - família e amigos... também com a incerteza de amanhã que tendo transformar em certeza e ter o poder de controlar meu destino, mas quanto mais controle se tem, pode acontecer de termos o descontrole de tudo. Isto é um fato.

Ainda tenho tanta coisa para fazer aqui, tanta coisa que não finalizei, tanta coisa que poderia começar, aprender, ensinar, viver... Estou muito feliz com a minha viagem, muito ansioso por o que está por vir, mas um certo medo também pelo medo do futuro. Estes últimos dias venho sentindo um misto de sentimentos, nunca me senti assim. Vivi situações que eu não imagina que seria daquela forma e aprendi; e vivi outras situações que não imagina que me sairia tão bem. Já não me sinto o mesmo, a transformação já começou.

Emoções e sentimentos simples como o calor da cidade, o sentimento de estar deitado na minha cama na casa da minha mãe, a comida feita pela mãe, o sabor das comidas que mais gosto, os olhares das pessoas próximas a mim, tentar capturar cada detalhe de lugares que julgo importante, o cheiro, o tato, aproveitar estar ao lado de pessoas queridas, zoar da cara delas, falar besteiras, fofocar com elas... enfim, tudo que só poderei fazer ano que vêm quando voltar!

Me sinto privilegiado de poder estar guardando estes sentimentos e emoções para serem lembrados nos momentos de alegrias e tristezas quando estiver lá fora e fazendo algum coisa que gostaria de compartilhar com pessoas que ficaram por aqui... Sinto uma enorme felicidade de estar realizando um grande sonho meu, meu intercâmbio. E as consequências do desconhecido é meu amadurecimento, minha desconstrução, meu aprendizado, minha construção, minha vida!

Nenhum comentário: