quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Dólar em torno de R$ 2 favorece mercado do turismo, diz Embratur

A subida da cotação do dólar poderá ser benéfica para o setor de turismo, afirmou nesta quarta-feira a presidente da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Jeanine Pires. Ela frisou que uma estabilização da moeda em um patamar próximo aos R$ 2 poderá equilibrar o fluxo de turistas que entram e saem do Brasil.

"Se o dólar entrar num ponto de flutuação que seja favorável, acho que a gente pode ficar em um bom valor do dólar, tanto para que o brasileiro saia quanto para que o estrangeiro entre", afirmou, depois de participar de almoço promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Pires evitou fazer prognósticos em relação aos efeitos da crise sobre o turismo brasileiro, mas disse acreditar que o desempenho de 2008 não será afetado. Ela frisou que uma análise mais aprofundada só poderá ser feita no início do ano que vem.

O agravamento da crise fez com que a Organização Mundial do Turismo revisse recentemente as projeções para 2008, reduzindo a expectativa de crescimento em até 1 p.p. (ponto percentual), destacou a presidente da Embratur.

Antes da turbulência financeira, o órgão estimava que o fluxo de pessoas viajando cresceria de 2% a 3% em 2008. Ainda assim, a previsão brasileira permanece inalterada. Em 2007, 5,025 milhões de estrangeiros vieram ao Brasil a turismo, e a expectativa de Jeanine Pires é que haja um pequeno acréscimo ao longo de 2008.

A opinião de Jeanine Pires foi compartilhada pelo presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Álvaro Bezerra de Mello. Para ele, não haverá alteração no fluxo de turistas para o Brasil até o fim do próximo verão.

"Até o momento, não sentimos nenhuma diminuição relativa ao número de consultas de estrangeiros para se hospedarem em hotéis", afirmou.

Bezerra de Mello acrescentou que a economia brasileira "deu um salto", e que o setor de turismo ainda vai demorar a sentir impacto mais forte. "Todo mundo vai sofrer, mas a área de hotelaria e turismo vai demorar. Tememos que a baixa temporada, entre abril e junho, seja muito baixa mesmo."

Em relação ao dólar, ele destacou que a cotação mais alta pode ajudar o setor, proporcionando mais estrangeiros em turismo no Brasil e mais brasileiros circulando pelo mercado doméstico, ao invés de irem para o exterior.

Folha Online

Nenhum comentário: