quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Curiosidades sobre o Natal

Papai Noel “nasceu” na Turquia!

O personagem do Pai Natal (aqui em Portugal é assim que chamam, para nós brasileiros o Papai Noel) foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira, no século IV.

Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades, financeiras, colocando um saco com moedas de ouro na chaminé das casas. Foi declarado Santo depois de muitos milagres lhe serem atribuídos. Nascido no século III, em Pantara, na província de Antália, na costa sul da Turquia, a região é hoje visitada por muitos turistas, dada a qualidade das suas praias e a riqueza histórica das suas atrações arqueológicas.

Lapônia: É aqui que ele vive

Conhecida pelo Sol da Meia-noite, no verão, e pela Aurora Boreal, no inverno, é a Aldeia do Pai Natal (ou Aldeia do Papai Noel), em Romanievi, que atrai mais pessoas à Lapônia. Entregue-se ao sabor do vento num passeio de trenó puxado por renas, terminando no Santa Park, onde é recebido pelo Pai Natal com o tão famoso “Ho... Ho... Ho...”. Visite o seu escritório, sala dos correios e fábrica dos brinquedos, situada na “Montanha da Orelha”, que, segundo a lenda, tem esta forma para o Pai Natal poder ouvir o que se passa no mundo. No final, prepare-se para uma longa conversa com o “avôzinho”.

Nenhum comentário: