sábado, 27 de dezembro de 2008

Havia tempo...

Nossa, havia muito tempo que eu não ficava horas na internet. Como hoje é meu dia de folga, último do ano, e o tempo resolver fechar, está a chover e a ventar, fiquei 5h e 40 minutos na internet...
Já havia até me esquecido de como era passar tanto tempo na net... e neste tempo comi um Happy Meal, e a surpresa não é muito giro! Opah, McD me fazendo crescer pros lados!
Enfim, até já!

Trocas de fardas...

Bem, como o meu trabalho é rotativo no hotel, eu estou sempre com várias fardas (uniformes) diferentes! Aí vai algumas fotos fardado! ; P

Pedro, com farda do Housekeeping, Elizabeth também. Andreia (não sei), eu com a farda do Restaurante - turno diurno - e Diana na administração. Todos estagiários!

Eu e Diana.
No Restaurante Real.

Na esplanada do Restaurante Real.

Vanisa, com a farda do restaurante - turno noturno - e eu com o diurno!


Eu com a farda de Housekeeping.
Fiquei apenas duas semanas.


Depois de passar pela secção de Housekeeping eu fui para o Garde Manger, que é a cozinha de entrada. No entanto foi de apenas três dias e não foi muito aproveitável aqueles dias! Então, eis que vem, sem eu esperar, me colocam para trabalhar, no Rea Lito - Kids Club! A foto do local aí em baixo... e breve foto minha no Rea Lito!

Está acabando o ano de 2008!

Wow! Natal já se foi! Faltam apenas cinco dias para começar o ano de 2009! Não sei porque, mas ano impar - para mim - sempre é melhor aproveitado!

Na virada do ano estarei trabalhando, chato né, mas nem sempre tudo é perfeito! Já estou conformado.
Em janeiro eu começo a trabalhar em mais um setor do hotel e também irei fazer uma viagem pra fora de Portugal. Ainda não decidi para que cidade irei conhecer. Londres? Paris? Roma? Berlim? Tenho as minhas preferidas... aguardem para ver qual será meu destino! Estou lendo um pouco sobre cada uma e formas de viagens que melhor se adequem. Nossa, planejar viagem é muito bom! =D

Bem, por hora fiquem com uma foto do meu natal! Foi bem simples, pois todos trabalhamos no dia 24 - e alguns, como eu trabalharam dia 25 - e não tivemos tempo de fazer uma ceia bem farta, no entanto, foi bem divertida! Até a próxima pessoal!


Em cima: Van, Pedro, Bruna, Daniel e Thiago.

Em baixo: Melina, eu e Michaela (trainee da AIESEC da República Tcheca).

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Coldplay - Lost!



Hoje faz dois meses que estou em Portugal! =D

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sabe como se diz Papai Noel em outros idiomas?

Inglês: Santa Claus;
Francês: Père Noël;
Castelhano: Papá Noel;
Alemão: Nikolaus;
Russo: Ded Moroz;
Finlandês: Joulupukki;
Italiano: Babbo Natale;
Sueco: Jultomte.



Curiosidades sobre o Natal

Papai Noel “nasceu” na Turquia!

O personagem do Pai Natal (aqui em Portugal é assim que chamam, para nós brasileiros o Papai Noel) foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira, no século IV.

Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades, financeiras, colocando um saco com moedas de ouro na chaminé das casas. Foi declarado Santo depois de muitos milagres lhe serem atribuídos. Nascido no século III, em Pantara, na província de Antália, na costa sul da Turquia, a região é hoje visitada por muitos turistas, dada a qualidade das suas praias e a riqueza histórica das suas atrações arqueológicas.

Lapônia: É aqui que ele vive

Conhecida pelo Sol da Meia-noite, no verão, e pela Aurora Boreal, no inverno, é a Aldeia do Pai Natal (ou Aldeia do Papai Noel), em Romanievi, que atrai mais pessoas à Lapônia. Entregue-se ao sabor do vento num passeio de trenó puxado por renas, terminando no Santa Park, onde é recebido pelo Pai Natal com o tão famoso “Ho... Ho... Ho...”. Visite o seu escritório, sala dos correios e fábrica dos brinquedos, situada na “Montanha da Orelha”, que, segundo a lenda, tem esta forma para o Pai Natal poder ouvir o que se passa no mundo. No final, prepare-se para uma longa conversa com o “avôzinho”.

domingo, 7 de dezembro de 2008

É, as vezes fica cada vez mais difícil atualizar meu blog. Porém, como já estou a me acostumar com a minha nova rotina, criarei horários para escrever aqui.

Então, nos dias 21 a 23 de novembro eu visitei Lisboa! Contarei desde a minha saída de Albufeira... sente-se, bem confortável, pois lá vem histórias!

Dia 21 de novembro, às 7h30m

Eu e o Tiago Cabral, vamos para a Estação de Autocarros, o horário de saída é às 8 horas. Faltando cinco minutos para as oito, e nada do autocarro.

8 horas e nada. Comento com Tiago: Esta aí uma coisa que nós brasileiros tivemos de onde herdar! =D

8h15 e na mesma. Comento com Tiago: Está aí uma coisa que alguns brasileiros imitam bem! =D

8h25 o autocarro chega! E na entrada começa a se formar uma espécie de fila. Eu e Tiago vamos para o final. Para a minha surpresa, realmente eu fiquei bastante, as pessoas começaram a se aglomerar em volta da fila para entrar na frente das pessoas que estavam na fila, o motorista nada falou. Comento com Tiago: Sim, nós realmente fomos bem ensinados. Eu achava que algumas coisas que em várias partes do mundo fala-se que é coisa de brasileiro, mas agora eu sei de onde veio! Tiraram-nos a nossa riqueza e deixaram uns costumes um tanto quanto estranhos. Para não dizer outra coisa! (Não estou a falar mal da cultura daqui, isso se chama choque cultural, é tudo aprendizado!)

8h30 o autocarro sai da estação. Logo eu adormeço pois como é uma viagem de umas 3 horas. Já naquele estado de estar domindo-mas-sabendo-tudo-que-acontece eu levo um grande susto! Um homem solta um arroto dentro do autocarro, ele estava duas poltronas atrás da minha. É claro que eu olhei pra trás com uma cara bem simpática, e ele a agir como se fosse a cena mais comum: arrotar no autocarro! Roncar é um fato inconsciente, tolerável, mas arrotar... Sim, eu sinto vergonha alheia! =O

Sobre as estradas, estão em ótimo estado, são bem sinalizadas, sem buracos. Como Portugal está a crescer bastante em relação ao turismo, nos últimos anos o que se mais fez foi duplicar e aumentar a malha viária. O asfalto é novo e é bué tranqüilo fazer uma viagem pelas estradas! Quem vier me visitar saiba deste detalhe!

Chegamos a Lisboa por volta das 11h30m e fomos direto para a Estação de Metro (aqui se lê métro, mesma forma como falamos a medida no Brasil), compramos o bilhete diário, que serve tanto para metro quando autocarro, isso é maravilhoso!


Logo eu pego o mapa, pois sim, é a minha primeira visita a Lisboa então eu tinha que ser turista, já havia lido sobre os principais pontos turísticos então fui lá conferir. Já no mapa nota-se uma diversidade de coisas: florestas, o Rio Tejo, jardins, praças, cais, docas, monumentos de milênios atrás. Com pouco tempo na cidade é visível o contraste dos bairros onde se passa, eles foram recuperados e agora tem aquele arrojo moderno, lá sim me senti na Europa. As ruas pequeninas, porta perto de portas... é tudo bué bonito. Muito se deve aos árabes pela arquitetura. Em Lisboa é tudo perto, porém íngreme, tenha sempre consigo uma garrafa de água.

Ainda a andar por Lisboa, estava encantado com a sua beleza. A diversidade cultural é muito grande, me senti bem-vindo e conquistado muito fácil pela cidade. Há muitos bares, cafés, lojas, e como já era de se esperar as pessoas fumam e bebem muito café. Almocei para agüentar o dia de andarilho que vinha pela frente.

O bairro que mais aproveitem foi a Baixa, Chiado e Alfama. Na Baixa as coisas são bué luxuosas e há a Praça de Luis de Camões, onde também está localizado o Consulado Geral do Brasil em Lisboa. De lá fomos para a Praça do Comércio, conhecida também como o Terreiro do Paço, projetada pelo Marquês de Pombal. É um local bué bonito e tem-se que olhar para todas as direções, pois sempre tem um detalhe para se descobrir!


Em seguida fui a Praça do Município, onde há o monumento de Dom João II e pude comprovar o que já tinha visto, em Lisboa há muuuuuitas pombas, vêem por si próprios! =D


É típico em Portugal as castanhas assadas no fogareiro, quentes e saborosas, vendidas ao virar as esquinas, eu provei no meu primeiro dia que estive em Portugal e realmente é bué bom!



A caminho do Castelo de São Jorge, onde se sobe, sobe, sobe, mas é onde se tem uma das melhores vista da cidade, se não for a melhor. Vê-se um mar de telhados vermelhos, praças e Rio Tejo. O castelo foi erguido no topo de uma colina por volta de 1147, após reconquistar Lisboa dos mouros, pelo rei Afonso Henriques. As fotos já falam por si.


Para terminar o dia fui ao bairro Rossio, onde há a Praça Dom Pedro IV, com o monumento do mesmo. Este é o corresponde ao nosso Dom Pedro I.

Fui para o ponto de encontro que foi marcado com o pessoal da AIESEC, já que eu iria para o NRW – National Reception Weekend.

Dia 22 de novembro

Depois de uma festa onde conheci pessoas de vários países e mais um monte de portugueses, a motivação estava em alta. Estas são umas das melhores situações que a AIESEC proporciona: fazer amizades com pessoas que nunca imaginaria e comprovar que todos somos iguais, independente de nacionalidade. Sempre podemos aprender com o próximo e temos sempre o que oferecer a alguém também! Quem puder faça intercâmbio, pode ser clichê, mas, é uma experiência única de desenvolvimento

À tarde fomos ao bairro Belém, onde há o tão famoso pastel de Belém. Porém não é só isso que há lá, outros monumentos que valem muito a pena conhecer também.
Torre de Belém, museu da Marinha, Planetário Gulbenkian, Mosteiro dos Jerónimos, monumento Padrão dos Descobrimentos.


Dia 23 de novembro

Muito mais papo com AIESECers e volta pra casa!

Lisboa foi sim uma cidade que me encantou nos primeiros minutos, belíssima, fácil de conhecer e tem garantida a minha volta lá por várias vezes!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Receita do turismo em SC deve cair 50%, estima Associação de Hotéis do Estado

Voltou a chover forte ontem na região do Vale do Itajaí e em Florianópolis (SC). A Defesa Civil no Estado contabilizava os novos estragos. Havia riscos de deslizamentos na capital. Números mostram que quem tinha viagem programada para a região neste fim de ano começa a mudar os planos.
Cerca de 30% dos pacotes vendidos já foram cancelados, segundo estimativa da Associação Brasileira de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC), e o faturamento da cadeia que envolve hotéis, restaurantes, bares, lojas e táxis pode cair mais de 50% na alta temporada.
Blumenau, por exemplo, teve de cancelar sua tradicional festa de luzes de fim de ano. Empresas de turismo, como Stella Barros, pararam de negociar pacotes para Florianópolis. E não há um índice para estimar o receio da população em viajar. Segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), o faturamento de empresas de viagem das regiões atingidas já está comprometido para o verão.
O Procon orienta que, em casos de tragédias naturais, o consumidor pode pedir o cancelamento de pacotes sem multa. A Santa Catarina Turismo (Santur), empresa ligada à Secretaria de Turismo, estima prejuízos de R$ 120 milhões.
E o Estado está longe de resolver problemas estruturais. Segundo o Departamento de Infra-Estrutura, só no dia 22 - três dias depois do início da alta temporada -, as estradas serão liberadas, ao custo de R$ 330 milhões. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Agência Estado