domingo, 15 de fevereiro de 2009

Alentejo deve lançar plano para estimular turismo interno

A empresa Turismo do Alentejo pretende lançar um plano de estímulo para o mercado interno, em função da necessidade imediata de um conjunto de medidas que combatam os sinais de diminuição no turismo da região.

A proposta de financiamento do plano prevê um investimento de 800 mil euros e foi apresentada a Turismo de Portugal pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo.

Em entrevista à Agência Lusa, o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, explicou que o plano se traduz numa campanha promocional multimeios, que compreende ações em publicidade, relações públicas, marketing direto e venda direta.

Trata-se, segundo Silva, de "um plano de estímulo para o mercado interno, de estímulo para a economia turística regional, que encerra várias vertentes".

"Temos dados e informações, dos contatos que mantemos com os hoteleiros e agentes turísticos da região, de que 2009 e 2010 serão dois anos difíceis, não só para a economia em geral, mas também para o turismo, em particular", afirmou Silva.

Em relação ao mercado interno, Silva defendeu a necessidade de atrair turistas portugueses para visitar o Alentejo e estimular o aumento da taxa de permanência na região.

Isso porque, segundo ele, essa fatia significa uma grande cota de mercado para o Alentejo, que "oscila entre os 65% e 70%".

Por isso, acentuou, temos de ter "uma grande preocupação e intervenção".

Ações

Um das novidades da campanha passa pela criação do cartão de fidelização "Alentejo - Energia para Voltar", em articulação com as unidades hoteleiras e de turismo rural.

O "Energia para Voltar" consiste num cartão por pontos que, avançou, "vai estimular a vinda de pessoas ao Alentejo".

Ele anunciou ainda outra das linhas de ação do programa dirigido ao mercado interno.

"Quem dormir duas noites no Alentejo, recebe um voucher de oferta para, num outro momento, na marcação de uma estadia de duas noites, ter uma gratuita", explicou.

Eventos

A proposta apresentada a Turismo de Portugal prevê ainda uma componente específica relacionada com o apoio ao desenvolvimento de novos eventos, a partir da qual a Turismo do Alentejo pretende lançar o projeto "Bolsa de Eventos Alentejo".

"Com esta proposta, a Entidade Regional de Turismo pretende abrir um processo negocial que vise a criação de uma linha própria de financiamento para eventos com conteúdo turístico", frisou Silva.

"Os eventos são extremamente importantes. É o tal clique que leva a que um potencial turista visite uma região, numa determinada época", justificou.

O Alentejo, segundo ele, "tem muitos eventos de grande qualidade".

Para Silva, o que importa "é promover os eventos em conjunto, dando-lhes uma "ideia de corpo" e um calendário conjunto.

Neste sentido, o presidente da Turismo do Alentejo anunciou a realização de um festival de passeios pedestres, previsto para maio e distribuído um pouco por toda a região.

Lusa

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