sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Olá pessoal, há bastante tempo que eu não atualizo meu blog, infelizmente eu não tenho internet em casa e às vezes me falta tempo, e o cansaço também é bué.

Estou a aprender bastantes coisas aqui em Albufeira, fazer mais um intercâmbio é bué diferente do primeiro. Este já sei o que pode vir a acontecer e o planejamento é bem maior e mais reforçado. Dia 18 fará um mês que estou aqui, e já percebo um grande aprendizado. Listarei abaixo um pouco da minha experiência aqui já neste curto tempo.

Autoconhecimento

Wow, como que mudamos tão rápido! Morar com pessoas que nunca haviam se visto antes, conhecer e ter consciência dos outros é um fator essencial. Já percebi que algumas habilidades que eu achava que não as tinha e/ou estavam “adormecidas”, aqui já tive que colocar em prática e já estou a aprender. Habilidades, apenas que o intercâmbio está a me fazer perceber. Claro, que minha experiência de um ano e meio na AIESEC me ajudou muito a entender e aplicar isto aqui. Então para vocês que estão na AIESEC e pensam em fazer intercâmbio, aproveitem bastante aí para depois verem como isso realmente pode ajudar! =D

Trabalho

Estou a trabalhar num hotel 5 estrelas chamado “Grande Real Santa Eulália – Resort & Hotel Spa”, em Albufeira, Portugal. Lá, conheci muitas pessoas, muitos brasileiros trabalham no hotel também, angolano aqui existem bué também. Por hora estou a trabalhar no secção “Food & Beverages”, mais especificamente no restaurante, trabalho de manhã e pela tarde, então eu ajudo no pequeno almoço (café da manhã) e almoço. Já aprendi a marcar (pôr) as mesas com toda aquela etiqueta. Aprendi todos os talheres, taças de vinhos, de água, e tal.

Se vocês acham que por ser Portugal é fácil entendê-los? Estão enganados! Todos falam como se tivessem uma “azeitona” na boca! ¬¬ Muitas vezes eu fico a parecer um parvo (idiota) pois não os entendo! A frase “Desculpe, não entendi” é muito usado por mim e meus amigos! Telefone então é um caos pra todos! Aqui também há bastante ingleses, franceses, alemães, ou seja, inglês aqui também é bastante usado, mas como não poderia ser tão fácil é complicado entender também! Um dia demorei quase um minuto para entender que um cliente (hospede) inglês queria leite. Ele dizia uma coisa parecida com “moo”, depois que ele falou mexendo os lábios eu entendi. Fora também as vezes que atendi alguns clientes que só falavam francês, algumas pessoas da equipa (aqui é assim que se escreve equipe) ficam brincando comigo que eu fico vermelho de vergonha quando acontecem estas coisas! Um dia uma casal que só falava francês caiu nas minhas mãos, e a senhora falava bué! Caramba! Fiquei doido e não entendia nada, falei um “Just a second” e chamei o chefe para resolver o caso! Isso sem contar as vezes que falamos inglês com clientes portugueses e português com ingleses! É sempre uma pequena vergonha que sinto! Ah, fora as peças incomuns que aparecem no hotel, na hora não se pode rir, comentar e nem expressar nada! Esta semana tinha um senhor, com seus 55 anos, que usava um calça branca, bué transparente e com uma cueca preta, não me controlei e fui pro back office e me acabei de rir! Resumindo, estou a aprender bué e a me divertir também! Isto porque não tem nem um mês que estou a trabalhar!


Cidade

Aqui em Albufeira não se tem muito que fazer no inverno, que ainda está por vir. Os turistas começam já a sumir, o hotel está com poucos clientes e não se tem muitos eventos pra ir à cidade. Muitos bares, lojas, discotecas (aqui ainda é discoteca =P ) fecham e só reabrem em fevereiro e algumas só em abril ou maio! Os dias aqui já estão a ficar curtos, amanhece umas sete horas e umas cinco e meia da tarde já começa a escurecer! O frio já está queimando as minhas bochechas!

Se muitos reclamam que Vitória é pequena, pra mim agora está sendo bué grande em relação a minha nova cidade hospedeira! O shopping é numa outra cidade, tem que ir de autocarro. Os cinemas aqui tem intervalo no meio de filme de uns 10 a 15 minutos, eu já sabia disto mas esqueci quando fui assistir “007 – Quatum of Solace”. É óbvio que eu levei um susto até relembrar que isto era normal, o susto de muitos ingleses no cinema foi percebido! Ha!

Por outro lado, morar em cidade pequena e com nada para se gastar é bom, pois assim economizar é mais fácil e a alternativa é viajar para outras cidades, e é claro que eu já estou a fazer um itinerário para isso!

Gastronomia

Eu sempre almoço no hotel, então é comum eu comer bacalhau! Ao forno, cozido, misturados, desfiado... pah, de várias maneiras! O problema é que, como é refeitório eles não fazem muito os pratos típicos, afinal é para se comer e não ver! ¬¬ Eu sempre pergunto os nomes dos pratos e o que é, pois tem umas coisinhas bem estranhas! Os peixes aqui são inteiros, da cabeça ao rabo, e eu não consigo comer de jeito nenhum, pah! E eles estão acostumados a comer com espinha, eles tiram tão facilmente que eu fico surpreso, por isto também que não como, minha meia hora de almoço seria uns vinte só tirando as espinhas, gente é bué e complicado também!

Quando estou em casa e quero comer bacalhau eu compro estes pratos prontos e congelados! O Bacalhau com natas (creme de leite) é muito gostoso e custa menos de dois euros! E é bué bom!

Os doces aqui é bué gostosos, um típico é o pastel de nata ou chamado de pastel de Belém, mas só chamam assim na cidade de Belém, que eu irei visitar em breve! Fotos depois!

AIESEC

No dia 25 e 26 de outubro eu fui num evento da AIESEC Faro, chamado RIMT – Reunião Inicial de Motivação e Treinamento, é o primeiro evento para os novos membros. É bué diferente daí do Brasil, aqui foi num hotel, 3 estrelas, e a festa foi num salão. Adorei me sentir gringo ali, mas mesmo assim eles já têm vários membros que são brasileiros. Conheci todos os diretores daqui e conversei bastante, sobre AIESEC nota-se uma grande diferença, principalmente para o Recrutamento (processo seletivo), o foco é bué diferente!

No final de semana dos dias 21 a 23 vou a Lisboa para outro evento da AIESEC o NRW – National Reception Weekend. O evento é bué de fixe, acho que quem puder deveria olhar a agenda e ver como vai ser super! Conto pra vocês como foi depois!

Quer me perguntar alguma coisa a mais? Sinta-se a vontade para perguntas!

Até breve!

Um comentário:

Memelli disse...

Theooooo,
saudades!
owh, já to vendo que vc vai voltar diferente, melhor ainda xD
aprende a comer peixe como eles e tira onda com essa nova habilidade qdo voltar, rs
ahhhhh, esse "bué" tá me deixando nervosa, já
ehuaheuaehuaehaeuhaeu

bjãO