quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Paris visita Albufeira

Já no meu primeiro mês aqui em Portugal, já recebi uma visita de dois dias de um AIESECo de Vitória. Thiago Paris estava de férias, de uma semana, e viajou pela França, Bélgica, Espanha e Portugal!

Aqui, visitou Coimbra, Porto, Lisboa e Albufeira! Estava a conversar com ele e é claro que foi muito divertido conhecer todos estes lugares mas a frase dele no final do dia, antes de deixar a cidade onde estou foi: "Foi aqui que realmente eu tirei férias, aqui que eu pude relaxar". Bem, se não foi isto foi algo parecido, não é Paris?! =D
Confiram aí algumas fotos...





Van, eu, Melina, e os três Thiagos - Chagas, Paris e Cabral


Paris em Albufeira

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um mês em Portugal

Nossa, hoje faz um mês que estou aqui em Portugal! Já é um mês que parece muito mais tempo!

Já mudei muito, aprendi muitas coisas novas, novos amigos, novas perspectivas, novos horizontes, planejamentos, desenvolvimentos... novíssima experiência para toda a minha vida! Obrigado a todos que me ajudaram, diretamente e indiretamente, para este meu desenvolvimento. Também um muito obrigado a AIESEC.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Olá pessoal, há bastante tempo que eu não atualizo meu blog, infelizmente eu não tenho internet em casa e às vezes me falta tempo, e o cansaço também é bué.

Estou a aprender bastantes coisas aqui em Albufeira, fazer mais um intercâmbio é bué diferente do primeiro. Este já sei o que pode vir a acontecer e o planejamento é bem maior e mais reforçado. Dia 18 fará um mês que estou aqui, e já percebo um grande aprendizado. Listarei abaixo um pouco da minha experiência aqui já neste curto tempo.

Autoconhecimento

Wow, como que mudamos tão rápido! Morar com pessoas que nunca haviam se visto antes, conhecer e ter consciência dos outros é um fator essencial. Já percebi que algumas habilidades que eu achava que não as tinha e/ou estavam “adormecidas”, aqui já tive que colocar em prática e já estou a aprender. Habilidades, apenas que o intercâmbio está a me fazer perceber. Claro, que minha experiência de um ano e meio na AIESEC me ajudou muito a entender e aplicar isto aqui. Então para vocês que estão na AIESEC e pensam em fazer intercâmbio, aproveitem bastante aí para depois verem como isso realmente pode ajudar! =D

Trabalho

Estou a trabalhar num hotel 5 estrelas chamado “Grande Real Santa Eulália – Resort & Hotel Spa”, em Albufeira, Portugal. Lá, conheci muitas pessoas, muitos brasileiros trabalham no hotel também, angolano aqui existem bué também. Por hora estou a trabalhar no secção “Food & Beverages”, mais especificamente no restaurante, trabalho de manhã e pela tarde, então eu ajudo no pequeno almoço (café da manhã) e almoço. Já aprendi a marcar (pôr) as mesas com toda aquela etiqueta. Aprendi todos os talheres, taças de vinhos, de água, e tal.

Se vocês acham que por ser Portugal é fácil entendê-los? Estão enganados! Todos falam como se tivessem uma “azeitona” na boca! ¬¬ Muitas vezes eu fico a parecer um parvo (idiota) pois não os entendo! A frase “Desculpe, não entendi” é muito usado por mim e meus amigos! Telefone então é um caos pra todos! Aqui também há bastante ingleses, franceses, alemães, ou seja, inglês aqui também é bastante usado, mas como não poderia ser tão fácil é complicado entender também! Um dia demorei quase um minuto para entender que um cliente (hospede) inglês queria leite. Ele dizia uma coisa parecida com “moo”, depois que ele falou mexendo os lábios eu entendi. Fora também as vezes que atendi alguns clientes que só falavam francês, algumas pessoas da equipa (aqui é assim que se escreve equipe) ficam brincando comigo que eu fico vermelho de vergonha quando acontecem estas coisas! Um dia uma casal que só falava francês caiu nas minhas mãos, e a senhora falava bué! Caramba! Fiquei doido e não entendia nada, falei um “Just a second” e chamei o chefe para resolver o caso! Isso sem contar as vezes que falamos inglês com clientes portugueses e português com ingleses! É sempre uma pequena vergonha que sinto! Ah, fora as peças incomuns que aparecem no hotel, na hora não se pode rir, comentar e nem expressar nada! Esta semana tinha um senhor, com seus 55 anos, que usava um calça branca, bué transparente e com uma cueca preta, não me controlei e fui pro back office e me acabei de rir! Resumindo, estou a aprender bué e a me divertir também! Isto porque não tem nem um mês que estou a trabalhar!


Cidade

Aqui em Albufeira não se tem muito que fazer no inverno, que ainda está por vir. Os turistas começam já a sumir, o hotel está com poucos clientes e não se tem muitos eventos pra ir à cidade. Muitos bares, lojas, discotecas (aqui ainda é discoteca =P ) fecham e só reabrem em fevereiro e algumas só em abril ou maio! Os dias aqui já estão a ficar curtos, amanhece umas sete horas e umas cinco e meia da tarde já começa a escurecer! O frio já está queimando as minhas bochechas!

Se muitos reclamam que Vitória é pequena, pra mim agora está sendo bué grande em relação a minha nova cidade hospedeira! O shopping é numa outra cidade, tem que ir de autocarro. Os cinemas aqui tem intervalo no meio de filme de uns 10 a 15 minutos, eu já sabia disto mas esqueci quando fui assistir “007 – Quatum of Solace”. É óbvio que eu levei um susto até relembrar que isto era normal, o susto de muitos ingleses no cinema foi percebido! Ha!

Por outro lado, morar em cidade pequena e com nada para se gastar é bom, pois assim economizar é mais fácil e a alternativa é viajar para outras cidades, e é claro que eu já estou a fazer um itinerário para isso!

Gastronomia

Eu sempre almoço no hotel, então é comum eu comer bacalhau! Ao forno, cozido, misturados, desfiado... pah, de várias maneiras! O problema é que, como é refeitório eles não fazem muito os pratos típicos, afinal é para se comer e não ver! ¬¬ Eu sempre pergunto os nomes dos pratos e o que é, pois tem umas coisinhas bem estranhas! Os peixes aqui são inteiros, da cabeça ao rabo, e eu não consigo comer de jeito nenhum, pah! E eles estão acostumados a comer com espinha, eles tiram tão facilmente que eu fico surpreso, por isto também que não como, minha meia hora de almoço seria uns vinte só tirando as espinhas, gente é bué e complicado também!

Quando estou em casa e quero comer bacalhau eu compro estes pratos prontos e congelados! O Bacalhau com natas (creme de leite) é muito gostoso e custa menos de dois euros! E é bué bom!

Os doces aqui é bué gostosos, um típico é o pastel de nata ou chamado de pastel de Belém, mas só chamam assim na cidade de Belém, que eu irei visitar em breve! Fotos depois!

AIESEC

No dia 25 e 26 de outubro eu fui num evento da AIESEC Faro, chamado RIMT – Reunião Inicial de Motivação e Treinamento, é o primeiro evento para os novos membros. É bué diferente daí do Brasil, aqui foi num hotel, 3 estrelas, e a festa foi num salão. Adorei me sentir gringo ali, mas mesmo assim eles já têm vários membros que são brasileiros. Conheci todos os diretores daqui e conversei bastante, sobre AIESEC nota-se uma grande diferença, principalmente para o Recrutamento (processo seletivo), o foco é bué diferente!

No final de semana dos dias 21 a 23 vou a Lisboa para outro evento da AIESEC o NRW – National Reception Weekend. O evento é bué de fixe, acho que quem puder deveria olhar a agenda e ver como vai ser super! Conto pra vocês como foi depois!

Quer me perguntar alguma coisa a mais? Sinta-se a vontade para perguntas!

Até breve!

Dia 13 de novembro de 2008

Minha segunda folga no hotel! Então fui, a pé, conhecer lugares que ainda não conhecia. Esta é a Praia de Santa Eulália. Ela está situada exatamente a frente do hotel onde trabalho, todos os dias eu a via mas nunca tinha visitado. Esta praia não dá para andar e achar um lugar na areia no verão, não só esta como todas em Albfeira no verão! Enjoy the pics!

Restaurante Esplanada

Aquela rocha sozinha é a marca da praia de Santa Eulália

Não é montagem!





Aquele rastro branco em cima na foto é um avião,
pelo dia nota-se vários rastros destes!

Parte do hotel que é aberta ao público, atrás de mim
há lojas, restaurantes e o Le Club,
discoteca que faz parte do hotel.
Momento de descanço, principalmente para os pés!
PS: se acham que estava um dia lindo para um mergulho, se enganam! Meus pés doeram com menos de cinco minutos na água! Bué gelada!

Dia 30 de outubro de 2008

Está aí meu primeiro dia de trabalho. Estou fardado (é como eles chamam aqui, estranho, mas é). Este é o Room Service, eu fiquei lendo um manual sobre restaurante o dia todo! Meu local de trabalho é no Restaurante Real, o principal do hotel.
No primeiro dia eu não trabalhei quase nada, isso significa, quase zero mesmo! Depois eu descobri que foram bué bonzinhos comigo. No meu terceiro dia eu não me aguentava mais em pé. Esta cadeira onde estou sentado, foi só meu primeiro dia, não se pode sentar. Estar sentado é motivo para te darem trabalho, sabes! =P
PS: eu fui pego de surpresa na primeira foto!




Fotos dos dias 24 e 25 de outubro de 2008

Wow, meu primeiro evento da AIESEC fora do Brasil. Chamado de RIMT - Reunião de Inicial de Motivação e Treinamento. É o primeiro evento deles para os novos membros! Foi bué divertido! O evento ocorreu na cidade de Quarteira.

Can you trust?



Patinho - Diretor de Finanças, Vanisa, Juma - Presidente da
AIESEC Faro, eu, Pedro e Bruna

Eu e Juma (Presidente AIESEC Faro)

Bruna, suuuuuuuper feliz com seu primeiro crachá
numa conferência em Portugal

Tiago, eu, Patinho e Melina

Sara (Diretora de Recursos Humanos) e eu

Trainees na praia de Quarteira

A foto diz tuuuuuuuuuuuudo! Bué gostoso!


Fotos do dia 24 de outubro de 2008

Não fazia nem dez dias que eu estava em Albufeira, então estava eu a conhecer a cidade! Meus amigos já estavam a trabalhar, então tive que conhecer lugares sozinho! Eles chamaram meu período sem trabalho, enquanto eles trabalhavam de "Férias no Algarve". Algarve é a região sul de Portugal. Vejam aí algumas fotos.


Praia dos Pescadores
Doca na Marina de Albufeira

Doca na Marina de Albufeira


Marina de Albufeira, único local com as casas coloridas






Logo abaixo da minha casa, Banco Espírito Santo