domingo, 18 de abril de 2010

Livro reúne fotos de paisagens exóticas e cenas do cotidiano dos cinco continentes


Após 20 anos registrando em textos e fotos suas viagens ao redor do mundo, a jornalista e fotógrafa suíça Antonella Kann reuniu todo esse material no livro “Instantes Do Mundo”. Sem distinção entre os pontos visitados, a publicação conta com fotos de destinos de luxo, desconhecidos, super explorados turisticamente, como também vilarejos, festas populares e praias desertas.

Com 125 imagens de cidades distribuídas pelos cinco continentes, o livro é dividido em cinco partes. Cada foto vem acompanhada de um pequeno texto que explica um pouco a história do momento em que a cena foi fotografada. A maioria delas foi feita nos últimos três anos, mas há registros mais antigos, como a foto de 1994 que retrata uma cavalgada no Parque Nacional de Banff, no Canadá.

Do Brasil, país em que a autora conhece desde pequena graças às viagens que fazia com os pais, há 31 registros fotográficos. Praia do Espelho, na Bahia, cenas das Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e uma Paraty (RJ) refletida em uma poça d’água são alguns dos destaques.

O interesse pela cultura e pela forma em que vivem as pessoas de cada lugar está explícito nas fotos de Antonella. Duas imagens das mãos das índias kunas, que vivem no Panamá, e outros registros do cotidiano de moradores locais de Marrocos e Vietnã refletem essa inclinação.

Antonella conta em seu texto de introdução as origens e o desenvolvimento de suas duas paixões: viajar e fotografar. Relembra o tempo em que era criança, tinha uma máquina que usava para clicar bichinhos e era levada pelos pais às viagens e até relatar o momento presente em que é casada e é mãe (já apelidada pelos filhos de “árvore de Natal”, por conta da quantidade de equipamentos fotográficos que leva nas viagens).

“Desde o princípio da humanidade, nós somos viajantes, sim: é só observar que qualquer cidade no mundo tem menos de 10 mil anos. Éramos todos nômades, andando de um lado para o outro”, reflete a fotógrafa, tentando justificar o impulso que todos nós temos de querer viajar e conhecer um lugar diferente de onde vivemos.

"Instantes Do Mundo"
Antonella Kann
Metalivros
R$ 80,00

UOL Viagens

Nenhum comentário: