segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fragmentos das galerias do Coliseu de Roma caem


Pelo menos 3 fragmentos da galeria central do Anfiteatro Flavio, em Roma, popularmente conhecido como Coliseu, e que foi inaugurado no ano 80 d.C., caíram hoje da estrutura original do monumento, informou o ministério da Cultura italiano em nota.

O desprendimento, que não impediu a abertura do Coliseu neste domingo à visitação, ocorreu por volta das 6h no horário local (1h em Brasília) quando o local estava fechado ao público, por isso que não houve registro de feridos.

A causa da queda desses fragmentos de uma superfície de menos de um metro quadrado foi amortecida pelas redes de proteção é consequência de variações térmicas ou devido à mudança na temperatura ou umidade do ar.

"O episódio coloca em pauta novamente a conservação preventiva programada" na qual o ministério da Cultura já trabalha, diz a nota.

Instantes após descobrir os fragmentos caídos, que fazem parte de estruturas restauradas, os funcionários do Coliseu realizaram os controles para assegurar que a região ficará acessível ao público.

Em 30 de março, a Domus Aurea, a "casa dourada" onde o imperador Nero morou durante seus últimos anos de vida e que fica a poucos metros do Coliseu, também sofreu um desprendimento, embora de maiores proporções, em uma de suas galerias.

Cerca de 60 metros quadrados se desprenderam do teto da galeria devido às infiltrações de água da chuva.

EFE

Meios de hospedagem no Brasil terão novo sistema de classificação

Os meios de hospedagem no Brasil vão ganhar um novo sistema de classificação hoteleira. Em parceria com entidades do setor, o Ministério do Turismo está realizando desde fevereiro uma série de oficinas por todo o país para discutir as matrizes e padrões que cada categoria terá.


O momento para esta iniciativa é bem propício, já que dois eventos esportivos internacionais acontecerão no Brasil em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas). Inclusive, foi uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da FIFA que fosse determinado um modelo de classificação hoteleira com maior abrangência.


Segundo o Ministério do Turismo, haverá oito segmentos de meios de hospedagem: hotel urbano, histórico, de selva, fazenda, resort, flat, cama & café e pousada. Cada matriz elaborada ao longo de quatro meses com a contribuição das entidades que participaram das oficinas foi colocada em consulta pública por 20 dias no site do órgão.


Com exceção da categoria Hotel de Selva, que terá as matrizes definidas até a próxima semana, todos os outros meios de hospedagem já foram discutidos. Os grupos avaliam nas oficinas requisitos mandatórios (mínimos para a classificação) e eletivos para a avaliação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços.

Algumas definições já foram divulgadas pelo Ministério do Turismo. Foi determinado, por exemplo, que os resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Já os hotéis históricos poderão ter de três a cinco estrelas.


O Ministério afirma que o assunto não interessa apenas a empresários e prestadores de serviço, pois a padronização pode faciliar a procura do turista por meios de hospedagens. Ele terá mais informações e poderá escolher o tipo de estabelecimento mais apropriado ao seu perfil.


No Brasil existem cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros, segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE), sendo que seis mil deles estão cadastrados no Ministério do Turismo. A proposta do governo é que a adesão ao novo sistema de classificação por parte dos meios de hospedagem seja voluntária.


No Salão do Turismo, que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de maio em São Paulo, o Ministério vai apresentar os documentos finais para o público do evento.


Mais informações

www.turismo.gov.br


Redação UOL Viagem

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quem são os turistas de aventura no Brasil?


A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) realizou uma pesquisa para levantar qual é o perfil do turista de aventura no Brasil. O experimento, desenvolvido em conjunto com o Programa de Promoção e Comercialização Nacional, teve seus resultados divulgados e traz informações sobre as preferências e o comportamento do visitante.

A análise foi feita com pessoas entre 18 e 59 anos de idade, que viajaram no Brasil nos últimos 12 meses, que pagam ou pagariam por uma viagem de turismo de aventura ou ecoturismo, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre outras amostras.

A pesquisa revelou que muitos brasileiros procuram as viagens voltadas para o contato com a natureza, seja para diversão ou prática de atividades. No último ano, a média nacional de viagem dentro do Brasil foi de 5,3 vezes; e de acordo com a classe social, o número de passeios aumenta. Dentre os pesquisados, os mineiros são os mais viajantes, com 5,47 vezes ao longo de doze meses, seguidos dos paulistas com 5,14.

Das 904 pessoas que responderam às perguntas feitas, 32% preferem a região Nordeste do Brasil para viagens de natureza e aventura. Em um empate técnico, com 25%, aparece a região Sudeste. A região Centro-Oeste ficou com 13% e Norte e Sul do país com 9% cada. A busca em cada região, ou pelo menos o que os pesquisados mais valorizam na busca pelo seu destino são cachoeiras, rios e mares, com a preferência de 46%.

As atividades - Foram exibidas 24 atividades aos 904 entrevistados da pesquisa e o bugue e a cavalgada lideram a pesquisa das atrações já praticadas, com 36% cada. Em seguida, aparece a caminhada (31%), tirolesa (27%), observação da vida selvagem (22%), mergulho (21%) e canoagem (20%).
E a avaliação feita pelos turistas foi positiva: nenhuma das atrações teve nota média abaixo de 7,5. Entre as mais pontuadas, ficaram o mergulho e o rafting, com 9,07 e 9,06 respectivamente; e o bungee jump, com 8,98 da média.

Ainda em busca de opções, 70% desejam praticas mergulho e andar de bugue, 61% realizar a observação da vida selvagem, andar de quadriciclo e veículos 4x4 e voar de balão.

Dentre os analisados na pesquisa, os clientes atuais, que estão abertos a qualquer aventura, são a maioria, ocupando 68% da análise. Os clientes convictos, que já estão no mercado e que já praticaram mais de 10 atividades de aventura são a menor faixa, com 4%. Os que nunca praticaram, mas tem intenções de realizar algum esporte totalizam 28%.

Redação Webventure

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O que se pode fazer em um minuto?

Você sabe o que se pode fazer em um minuto? Por incrível que pareça muita coisa. Lembre-se "o passado e o futuro sempre estão no presente". O momento especial pode nunca chegar, se você não o fizer acontecer!

Inspire-se!

Vulcão causa perdas de 2,3 bilhões de dólares ao turismo na Europa

As perdas para o setor turístico europeu causadas pela erupção do vulcão islandês, que paralisou o tráfego aéreo, elevam-se a 2,3 bilhões de dólares, ou 1,72 bilhão de euros, estimou nesta sexta-feira, em Madri, o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai.

O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, calculou as perdas diárias em 400 milhões de dólares (300 milhões de euros).

Segundo a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), as companhias aéreas de todo o mundo tiveram prejuízo diário de 400 milhões de dólares (297 milhõs de euros), isto é, 1,7 bilhão de dólares (1,26 bilhão de euros).

A erupção do vulcão islandês Eyjafj¶ll (Eyjafjallajökull) provocou a paralisação quase total do tráfego aéreo de grande parte da Europa a partir de quinta-feira passada.

AFP

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cristo Redentor é reaberto após 15 dias interditado

Mesmo coberto por andaimes instalados para a reforma, o Cristo Redentor foi reaberto hoje. O monumento estava interditado há 15 dias por causa de deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no início do mês. Apenas o acesso da rua Cosme Velho, porém, foi liberado e, ainda assim, somente para táxis e carros de turismo já cadastrados pela prefeitura.


As estradas que levam ao Cristo, dentro do Parque da Tijuca, tiveram 283 deslizamentos de terra. Os trilhos por onde passam o trem do Corcovado foram atingidos por 24 deles e ainda não há previsão de liberação da via. Hoje, na subida ao Morro do Corcovado, era possível acompanhar o trabalho de técnicos da prefeitura na retirada de terra, galhos e troncos imensos de árvores.

Carros particulares e motos não são ainda autorizados a acessar o ponto turístico. O restante da Estrada das Paineiras continua interditado ao trânsito, sem prazo de reabertura. Permanecem interditadas, ainda, as estradas do Sumaré, Dona Castorina, Vista Chinesa e o do Redentor.


Pichação


Dois homens suspeitos de terem pichado o Cristo Redentor já foram identificados, mas ainda não foram encontrados pela polícia. A limpeza da estátua está quase terminada. As obras de restauração do Cristo já foram retomadas. A previsão é de que fiquem prontas em 90 dias.


Na quinta-feira da semana passada, a estátua do Cristo amanheceu com os braços e a face pichadas com frases que diziam "Onde está a engenheira Patrícia?" (referência ao desaparecimento ainda não esclarecido da engenheira Patrícia Amiero, em junho de 2008) e "Quando os gatos saem os ratos fazem a festa".



Agência Estado


Pichador do Cristo pede perdão e diz que se entregará

Um dos acusados de pichar a estátua do Cristo Redentor disse estar arrependido e que irá se entregar nos próximos dias à polícia. O pintor de parede Paulo Souza dos Santos, de 28 anos, afirmou ter feito a pichação para protestar contra a demora nas investigações de crimes no Rio.

"Queria pedir perdão a Deus e à população carioca. Eu sei que cometi um ato errado. As pessoas estão achando que sou bandido ou traficante. Não sou nada disso. Sou um ex-militar. Não tinha a noção de que meu ato teria essa repercussão toda", disse o pichador, em entrevista ao jornal O Dia. Paulo está escondido na casa de amigos, com medo de sofrer algum tipo de agressão.

Ele e Edmar Batista de Carvalho, o Zabo, de 26 anos, são acusados de pichação ao monumento público, crime ambiental e injúria por preconceito (por se tratar de imagem religiosa). Se condenados, poderão cumprir pena de um a três anos de reclusão.

Segundo o advogado Alexandre Magalhães, o pintor deverá responder ao processo em liberdade. "É trabalhador e tem residência fixa. Além disso, não tem passagem pela polícia", afirmou o advogado. Eles já estavam identificados pela polícia desde a última terça-feira.

Na quinta-feira da semana passada, a estátua do Cristo Redentor amanheceu com os braços e a face pichadas com frases que diziam "Onde está a engenheira Patrícia?" (referência ao desaparecimento ainda não esclarecido da engenheira Patrícia Amiero, em junho de 2008) e "Quando os gatos saem os ratos fazem a festa".

Todas as câmeras de vigilância do Cristo estão desligadas desde os temporais da semana passada. Os dois homens aproveitaram os andaimes que estão sendo usados nas obras de recuperação do monumento para chegar ao topo da estátua.

Agência Estado

domingo, 18 de abril de 2010

Livro reúne fotos de paisagens exóticas e cenas do cotidiano dos cinco continentes


Após 20 anos registrando em textos e fotos suas viagens ao redor do mundo, a jornalista e fotógrafa suíça Antonella Kann reuniu todo esse material no livro “Instantes Do Mundo”. Sem distinção entre os pontos visitados, a publicação conta com fotos de destinos de luxo, desconhecidos, super explorados turisticamente, como também vilarejos, festas populares e praias desertas.

Com 125 imagens de cidades distribuídas pelos cinco continentes, o livro é dividido em cinco partes. Cada foto vem acompanhada de um pequeno texto que explica um pouco a história do momento em que a cena foi fotografada. A maioria delas foi feita nos últimos três anos, mas há registros mais antigos, como a foto de 1994 que retrata uma cavalgada no Parque Nacional de Banff, no Canadá.

Do Brasil, país em que a autora conhece desde pequena graças às viagens que fazia com os pais, há 31 registros fotográficos. Praia do Espelho, na Bahia, cenas das Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e uma Paraty (RJ) refletida em uma poça d’água são alguns dos destaques.

O interesse pela cultura e pela forma em que vivem as pessoas de cada lugar está explícito nas fotos de Antonella. Duas imagens das mãos das índias kunas, que vivem no Panamá, e outros registros do cotidiano de moradores locais de Marrocos e Vietnã refletem essa inclinação.

Antonella conta em seu texto de introdução as origens e o desenvolvimento de suas duas paixões: viajar e fotografar. Relembra o tempo em que era criança, tinha uma máquina que usava para clicar bichinhos e era levada pelos pais às viagens e até relatar o momento presente em que é casada e é mãe (já apelidada pelos filhos de “árvore de Natal”, por conta da quantidade de equipamentos fotográficos que leva nas viagens).

“Desde o princípio da humanidade, nós somos viajantes, sim: é só observar que qualquer cidade no mundo tem menos de 10 mil anos. Éramos todos nômades, andando de um lado para o outro”, reflete a fotógrafa, tentando justificar o impulso que todos nós temos de querer viajar e conhecer um lugar diferente de onde vivemos.

"Instantes Do Mundo"
Antonella Kann
Metalivros
R$ 80,00

UOL Viagens

sábado, 17 de abril de 2010

Defensores do letreiro Holywood ganham mais um prazo para salvá-lo


O grupo que está tentando salvar o letreiro ícone de Hollywood das garras de um projeto imobiliário terá 16 dias para arrecadar um milhão e meio de dólares que ainda faltam para comprar o terreno nas montanhas ao norte de Los Angeles, informaram nesta quarta-feira seus promotores.

O grupo sem fins lucrativos Trust for Public Land e o vereador da cidade de Los Angeles, Tom LaBonge, tentam há dois meses arrecadar 12,5 milhões de dólares para comprar os quase 56 hectares pertencentes a um grupo de investidores com sede em Chigago, que pretende construir um complexo de quatro mansões de luxo onde estão instaladas, desde 1923, as famosas letras brancas.

"Precisamos arrecadar um total de 12,5 milhões de dólares e hoje estamos com 11 milhões", disse à imprensa Will Rogers, presidente do grupo. Segundo ele, assim que o objetivo for alcançado, o terreno será concedido à cidade.

"Nossa data-limite originalmente era 14 de abril, mas graças a cooperação dos proprietários, agora temos até o dia 30 de abril".

Na campanha para salvar o letreiro ícone da capital, participaram estrelas como Steven Spielberg, Rita Wilson e Tom Hanks.

Via AFP

Salvando a nossa 7ª Maravilha do Mundo


Pichações feita no Cristo Redentor são apagadas



As autoridades do Rio de Janeiro apagaram as pichações feitas por um grupo de vândalos na estátua do Cristo Redentor, uma das oito novas maravilhas do mundo.


A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou hoje que "já não há mais de pichações no Cristo Redentor", depois que o prefeito da cidade, Eduardo Paes, ordenou que elas fossem limpas em um prazo de 48 horas.

O ataque, qualificado pela Prefeitura como vandalismo, foi realizado por um grupo de desconhecidos que aproveitou que a entrada do monumento tinha sido fechada pelos desmoronamentos de terra nas vias de acesso ao topo do Corcovado para pintar a estátua.

Os autores das pichações aproveitaram os andaimes colocados por uma empresa contratada para restaurar a estátua e escreveram frases de protesto nos braços, peito e rosto do Cristo.

"Onde está a engenheira Patricia?", dizia uma das pichações em referência a uma jovem desaparecida em 2008 em um crime atribuído à Polícia. "Quando os gatos saem, os ratos fazem a festa", dizia outra.

Segundo porta-vozes da Prefeitura, um grupo de peritos da Polícia Federal esteve no Cristo para tentar descobrir pistas que permitam identificar os autores do primeiro ato de vandalismo sofrido pelo monumento em quase 80 anos.

O ataque foi descoberto ontem, quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o prefeito do Rio de Janeiro visitaram o monumento para inspecionar as obras de restauração e os trabalhos para liberar as vias de acesso.

"Lesa pátria"


O prefeito qualificou o ato como um "crime de lesa pátria", já que o Cristo Redentor, inaugurado em 1931, foi declarado patrimônio nacional em dezembro.

O monumento, de 38 metros de altura, está localizado no topo do Corcovado e dentro do Parque da Tijuca, uma reserva ambiental.

Presume-se que os vândalos chegaram até o monumento por um dos caminhos que atravessam o parque, o que fez com que o Governo ordenasse o reforço da guarda florestal.

O acesso ao Cristo deve ser desbloqueado antes da quarta-feira, a fim de aproveitar o feriado de Tiradentes.

As chuvas da semana passada, que deixaram até agora 253 mortos, bloquearam não só a estrada que chega até o monumento, mas também a linha do trem turístico que sobe até o Cristo.


Via EFE

São Paulo poderá ter porta bicicletas em ônibus


A capital paulista pode ter mais um incentivo para o uso do transporte público: sua bicicleta será bem vinda.

Após abrir as portas dos metrôs no fim de semana para as bicicletas, o sistema de ônibus de São Paulo pode seguir o mesmo caminho, com um estranho encaixe na frente dos veículos. Chama-se Bike Bus, da concessionária Sambaíba e ele está em fase de teste. Primeiramente ele deve estar presente nas linhas que passam pelos parques e ciclovias da cidade. Se for aprovado pela população, poderá se estender a toda frota da metrópole.

Via Pensando Verde

----------
Enquanto isto no Brasil, chega as bicicletas nos ônibus. Olha, sinceramente, isto já existe a anos, ou posso dizer décadas?, nos EUA. É tão mais prático e saudável, e possivelmente mais barato se não fosse tão fácil roubarem bicicletas aqui no Brasil. Mas parabéns pelo incentivo. Espero que aumente o número de ciclovias. Seguras, claro. =P

Hotel de Copenhague paga hóspedes que pedalarem para gerar energia

O hotel está oferecendo refeições gratuitas para quem gerar energia através de bicicletas estacionárias.

As bicicletas do Hotel Crowne Plaza estão conectada a vários geradores que fornecem eletricidade para o prédio. Os hóspedes podem ganhar um vale-refeição de US$36 se produzirem 10 watt-hora, são cerca de 15 minutos pedalando.

iPhones, anexados ao guidão das bicicletas, mostram a geração de energia enquanto ela ocorre. Executivos do hotel esperam que a oferta diminua as emissões de carbono do hotel e incentive os hóspedes a praticarem exercícios.

A quantidade de energia gerada pelas bicicletas pode ser pouca, mas a idéia é ótima. Imagine esse sistema presente em academias, centros esportivos e de ensino, a quantidade de energia limpa gerada poderia ser muito maior.


[Via Pensando Verde]


----------

Isto é que é fazer diferença, ainda mais com criatividade e é saudável. Mas dê uma bicicleta para um brasileiro pedalar?!

Sim, eu ainda existo!

Depois de meses em silêncio, o Memória Viagem voltou. Pessoas, sinto muito pelo sumisso e falta de postagens aqui no blog.

Quero agradecer as pessoas que continuam visitando, e também aos novos visitantes, muito obrigado. Continuem fazendo comentários, responderei assim que possível.

Voltarei a postar notícias sobre turismo aqui novamente. Entretanto, infelizmente minhas viagens diminuiriam drasticamente o ritmo, quédizê, está em 0%. Estou planejando as mudanças, aguardem!