terça-feira, 8 de setembro de 2009

União Européia critica EUA por querer cobrar taxa de turista europeu

A Comissão Europeia (braço executivo do bloco europeu) advertiu nesta segunda-feira os Estados Unidos que a intenção de criar uma taxa de US$ 10 (cerca de sete euros) para os europeus que visitem aquele país poderá constituir um retrocesso nos esforços para dinamizar a mobilidade transatlântica.
Um projeto-lei apresentado no Congresso norte-americano propõe que os turistas de países que não necessitam de visto para entrar no país paguem uma taxa de US$ 10 destinada a financiar um programa de promoção do turismo dos Estados Unidos.
A nova taxa seria cobrada no momento em que os turistas se registrarem no designado Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA), que está em funcionamento desde janeiro deste ano para todos quantos queiram entrar nos Estados Unidos por menos de 90 dias.
A porta-voz da Justiça, Segurança e Liberdades da Comissão Europeia, Michele Cercone, considerou que essa taxa poderá "dissuadir o uso da ESTA", o que terá um efeito negativo nos objetivos de segurança do programa.
A responsável disse também que se a taxa entrar em vigor, a Comissão Europeia terá de proceder a uma "nova avaliação" para apurar se esta equivale a um visto.
Em caso afirmativo, a Comissão Europeia poderá responder com a obrigação de vistos para os cidadãos norte-americanos.
A aprovação desta taxa "seria um passo atrás no nosso objetivo conjunto de facilitar a mobilidade transatlântica", acrescentou.
LUSA

Nenhum comentário: