segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Hoteis, um pouco, diferentes - Parte 2

Já saiu no jornal "O Globo", revista "Época", "Próxima Viagem" agora aqui no Memória Viagem.


"Em local centralizado da cidade do Rio de Janeiro (Laranjeiras/Santa Teresa), dentro da mais bela e tranquila favela, a incomparável Pousada Favelinha abre suas portas para receber viajantes de todas as partes do mundo. Oferecendo a todo turista a oportunidade de ver de perto como mora grande parte dos habitantes da cidade do Rio de Janeiro e sentir também a receptividade e simpatia dos moradores da favela. Você ficará encantado com a vista magnífica de nosso terraco ou varanda: Baía da Guanabara, Pao de Acúcar, Praia de Botafogo e Flamengo...!!

Vale a pena dar uma olhada na nossa Galeria de Fotos e se convencer de que se hospedar em nossa Pousada será uma experiência mais do que agradável. Os proprietários da Pousada Favelinha, Andreia e Holger convidam voce à explorar nosso website.

A Pousada tem capacidade para hospedar 14 hóspedes em seus 5 quartos - 4 quartos suítes e um dormitório com 6 camas."









http://www.favela.com/po/index.php

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Hoteis, um pouco, diferentes

Há um tempo atrás eu postei sobre hotéis diferentes... mas será que este é bem mais diferente daqueles? Você se hospedaria?

Prisão é transformada em hotel na Alemanha

Uma prisão na cidade de Kaiserslautern, na Alemanha, foi convertida em um hotel.

O Hotel Alcatraz ainda mantém o arame farpado em cima dos muros e barras de ferro nas janelas.

As características das celas também foram mantidas em cada quarto. Os banheiros, por exemplo, não são separados dos quartos.

"A maioria dos nossos hóspedes quer passar a noite em uma cela, para ter uma experiência parecida com a vida em uma prisão", diz Andreas Kisch, um dos donos do hotel.

"Nos oferecemos até pijamas listrados bordados com o nome do hóspede, e um café da manhã de prisão, em que vem um pequeno pote de geléia, uma xícara de café preto e uma fatia de pão", diz Kisch.

Uma noite no Hotel Alcatraz custa em torno de 130 reais.

BBC Brasil

Turista argentina erra reserva para Austrália e vai parar no Canadá

Me divirto! Sempre tem gente que consegue se superar com força! Alguém tem algum tipo de história assim?! Ha!

O nome estava certo. Já o destino estava a milhares de quilômetros de distância.

Uma turista argentina errou a reserva para Sydney, na Austrália, e foi parar na cidade de Sydney em Nova Escócia, Canadá.

O caso aconteceu nesta semana. Monique Rozanes Torres Aguero, de Buenos Aires, não prestou muita atenção quando fez sua reserva pela internet, informa a agência France Presse.

Ela só percebeu o erro após embarcar em um pequeno avião em Halifax (capital da Nova Escócia) que a levaria ao destino final --a pequena localidade canadense conhecida como "cidade do aço".

"Ela estava tirando fotos da janeja do avião e disse de repente: 'Tem algo errado'", afirmou ao jornal "Cape Breton Post" Christiane Tanner, moradora do município da América do Norte que conheceu Monique no avião.

Como já estava lá, a argentina decidiu ficar e aproveitar a viagem.

Folha de São Paulo

Espírito Santo passa a fazer parte na Rota Imperial da Estrada Real

Ao lado do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, o Espírito Santo passa a fazer parte da Rota Imperial da Estrada Real, com dez de seus municípios. A rota reproduz o percurso feito para escoar a produção de ouro na época do Brasil Colônia. O objetivo é inserir as cidades capixabas no circuito para promover o turismo e divulgar a região.

A maior parte dos municípios que fazem parte da rota imperial fica próxima à BR-262, que teria sido o caminho usado na época da exploração do ouro. O trajeto ainda deve passar por uma adaptação, segundo o coordenador da Comissão de Turismo, Márcio Perini Zomain. "Em três anos, [o local] já deve estar similar à estrada real que está em Minas, São Paulo e Rio de Janeiro", diz ele.

As marcas deixadas pela mineração continuam aparentes em algumas áreas do percurso capixaba. Em um trecho, é possível ver o corte feito na pedra que desviava o curso da água durante a exploração do ouro.

G1

domingo, 21 de setembro de 2008

23 de Setembro - Dia Nacional do Sorvete

Nossa, desta eu não sabia. Fiquei muito feliz quando descobri que existe um diaespecial para se comemorar esta deliciosa sobremesa, o sorvete!


Desde 2002 o dia 23 de setembro é o Dia Nacional do Sorvete. Essa celebração, instituída pela ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes – é comemorada justamente para marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época que normalmente é acentuado o consumo de sorvetes.

Mesmo sendo um país tropical, o Brasil ainda tem números modestos, se comparado com outros países: por exemplo, o consumo nacional per capita, de menos de 3 litros, é menos de um quarto do consumo dos países nórdicos, que gira em torno dos 20 litros por pessoa/ano. Além disso, ainda mantém a tradição de que sorvete é um produto exclusivo dos meses de verão. Por causa disso a ABIS tem se empenhado para modificar essa realidade sazonal e conscientizar a população que sorvete é alimento e deve ser consumido o ano todo, como acontece nos países nórdicos.

“Os brasileiros são educados a acreditar que tomar sorvete no inverno faz mal, provoca gripes e resfriados. Essa é uma idéia falsa. O sorvete é um alimento importante e necessário à dieta diária”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da ABIS.

O sorvete é considerado um alimento completo, pois contém proteínas, açúcares, gordura vegetal e/ou animal, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. É um complemento alimentar de alto valor nutritivo, sem ser excessivamente calórico, pois esse valor depende da sua composição, ou seja, das matérias primas utilizadas para sua fabricação. Um sorvete produzido com ovos ou leite fornecerá uma maior quantidade de proteína e gordura comparativamente a um sorvete que utiliza água.


HISTÓRIA DO SORVETE

O prazer de se refrescar com um sorvete é conhecido pelo homem há mais tempo do que se imagina. Consta em alguns livros de história que Nero, no ano 60 D.C., já saboreava essa sobremesa em seus banquetes. Naquele tempo a mistura era preparada no momento de servir com sucos de frutas, mel e neve dos Alpes.

Os chineses foram, entretanto, os grandes admiradores de sorvete na Antigüidade. Há três mil anos, antes da invenção das máquinas de fazer frio, utilizando a neve, os antigos também preparavam suas especialidades. Alguns historiadores atribuem a Marco Polo a introdução do sorvete na Europa, no Século XIII, onde se incorporou o leite nas receitas.

Mas foi nos Estados Unidos que o produto se popularizou: a primeira sorveteria foi instalada em Baltimore, em 1851, tornando-se um sucesso e provocando uma expansão rápida do comércio do segmento, dando assim início à produção industrial do alimento. No Brasil também chegou no século passado e consta que era uma das sobremesas preferidas de D.Pedro II.

Com o aprimoramento das máquinas de fazer frio e o posterior avanço tecnológico, o sorvete passou a incorporar novos ingredientes e técnicas de preparo mais sofisticadas que trouxeram a “cremosidade” ao produto. Elementos como leite, açúcar, glicose, emulsificante, gordura vegetal, aromas, corantes e frutas naturais tornaram o sorvete um alimento com grande valor nutritivo.


NO BRASIL

A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo.

No Brasil, o sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo, a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.

Evoluindo a passos curtos, esta guloseima só teve distribuição no país em escala industrial em 1941, quando foi fundada na cidade do Rio de Janeiro a U.S. Harkson do Brasil, nos galpões alugados da falida fábrica de sorvetes Gato Preto.

Seu primeiro lançamento, já com o selo Kibon, foi o Eski-bon. Desde então, a população foi se tornando cada vez mais adepta: dados recentes apontam que o país consome cerca de 200 mil toneladas de sorvete por ano.

CURIOSIDADES

A taça de sorvete "sundae" surgiu no início do século 20, nos Estados Unidos, e era servida aos domingos ("Sunday", em inglês, significa domingo). O invento recebeu uma grafia diferente porque este era considerado um dia sagrado.

Em 1846, a norte-americana Nancy Johnson inventou um congelador que funcionava com uma manivela que, quando girada manualmente, agitava uma mistura de vários ingredientes. Na parte de baixo, havia uma camada de sal e gelo, que a congelava. Era a precursora das primeiras máquinas industriais de sorvete.

No início, no Rio de Janeiro, o gelo era envolto em serragem e enterrado em grandes covas para que não derretesse. Ele chegava a durar cinco meses, tempo suficiente para que os sorveteiros mantivessem na população carioca o gosto pelo sorvete.

Nos EUA, maior consumidor de sorvete no mundo, foi instituído o Dia Nacional do Sorvete. É o dia 14 de julho, mês que também é considerado o Mês Nacional do Sorvete.

Sorvete é um cristal de gelo, produzido através de uma mistura homogênea composta de água (ou leite), (leite em pó), açúcares, gordura proveniente da manteiga e ou creme de leite e ou gordura vegetal hidrogenada, aroma fruta ou suco de fruta, emulsificante, espessante e “ar” sendo que deverá manter-se em suspensão durante e após o seu processo de congelamento.

Podemos dizer que um sorvete está ligado a uma lei física que diz:
“Quanto mais rápido for o batimento e maior for a cadeia de frio; menor serão os seus cristais.”

Wow! Adorei este dia... suuuuuuuper gostoso! Então, onde será que vamos comemorar? Vai tomar um sorvete, me chama hein!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Primeira fase - feita!

Ufa! Bate-volta para o Rio de Janeiro! Saí de Vitória terça a noite e cheguei no Rio por volta de umas 4h30 da manhã...chuva, chuva, frio... brrrru! Uma hora depois eu fui pra fila do consulado de Portugal (Ha! o primeiro da fila o/ ) porém como é num prédio a fila é do lado de fora, ou seja, frio!

Esperei até umas 8h para entrar no consulado, eu não sei a hora certa pois não estava com celular! Sobe elevador, último andar, mais uma fila, abrem as portas, um homem pergunta o motivo da minha visita e me entrega uma senha, vai para um auditório, senta e espera! Pensei comigo, ah sou o primeiro, daqui a pouco serei atendido. Minha senha era C-0001. Ok, no auditório tem uma tabela com a lista de várias senhas que era de A até E. Começaram as da letra A. Passou um tempo veio a B - ansiedade aumentava - depois chamaram um da letra E. Pensei: "? Como? Porque?". Mesmo assim todas as outras letras continuavam. Só faltava as letras C e D. Bem, óbvio que a letra seguinte a ser chamada foi a D ... aí pensei fui o primeiro da fila, 5h30 da manhã... ¬¬ Consulado, vai entender!

Enfim, chega a minha vez, me mandam para um sala que ainda estava fechada! :O Bati na porta e fui recepcionado por uma mulher. Ok, entrevista começa! Passa documentos, ela olha e na ficha de pedido de agendamento de visto eu não tinha colocado o endereço do meu trabalho, aí ela me olha com uma cara de desconfiada e eu digo que não me passaram e eu perguntei se poderia perguntar e atualizar depois, ela me olha e diz, já está atualizada! PÁ... MEEEEEDOO! Aí meu mostrei uns outros docs e ela vai e me mostra o endereço do meu trabalho... (eu realmente não lembrava daquilo hehehe) aí o medo passou. Aí ela foi super tranquila e simpática, me pediu o seguro saúde e saiu. Aí escuto ela falando alto comigo: "Para que dia você comprou a passagem?" Respondi que dia 09 de Outubro, aí ela:
- Ok, tudo certo, vou marcar o dia para você voltar pegar seu visto. (...) Dia 01 de out tá bom?
- Claro, tá ótimo - eu respondi :D

Foi assim, um leve susto no início e depois "fly over the rainbow so high"! Wow! Paguei a taxa e beijos... até dia 01, consulado!


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Solange, a Gaga de Ilheus

Óooooooooooo-te-mo!

Di-di-di-di-di-divirtam-se!







Nós, que trabalhamos com turismo, podemos ficar mais tranquilo pelo menos pela cidade de Ilheus, pois temos a ilustre Solange se preocupando com os tu-tu-tu-turistas!

Ha! Me divirto!

3 Porquinhos (nova versão)

Se-se-se-se-se-se-sem co-co-co-co-co-comentários!
Veja e se divirta!

E a programação européia já começou...

KEANE EUROPEAN TOUR - PRE-SALE BEGINS TOMORROW

We're very pleased to reveal that Keane are playing a European tour across October and November, taking in 12 shows in nine countries. The dates are as follows...

October
27 - Antwerp, Lotto Arena
28 - Rotterdam, Ahoy
31 - Copenhagen, Valby Hall

November
1 - Stockholm, Annex
3 - Oslo, Sentrum
5 - Cologne, Palladium
6 - Berlin, Tempodrom
7 - Munich, Zenith
9 - Barcelona, Razzmatazz
11 - Madrid, La Riviera
12 - Lisbon, Coliseu
20 - Paris, Zenith

----------
Tenho que entrar em contato com a @Lisboa ASAP! Ha!
Então, tem alguém afim de ir?!

Consulado... amanhã!

Oops, eu não fui ao consulado na semana passada, tive um problema e tive que remarcar! Estou indo hoje para amanhã tirar o meu visto.

Minha passagem, marcada para dia 09 de Outubro, imagino que terei de remarcar, acho que não dará tempo de meu passaporte chegar, enfim, fingers crossed!

Viagem ao vai ser ótima, vou hoje a noite e de carro! Uhuuuu É nessas horas que ferramentas como o Google Earth e Maps, se tornam mais úteis e adorados! ;)

É a partir de amanhã também que eu começo a fazer o meu "diário de viagem", no máximo tenho um mês ainda aqui em Vitória, então já começarei a escrever para me aquecer para o velho continente.

O pouco de sossego vai acabar?

TAM vai permitir uso de celular em vôos a partir de 2009

A TAM informou que, a partir do segundo semestre de 2009, oferecerá um sistema de telefonia por celular a bordo nos vôos para a América do Sul.

Segundo a empresa, o início das operações depende da aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Além disso, será necessário adaptar a legislação que autoriza o uso de celular somente enquanto as aeronaves estão em solo de portas abertas.

O primeiro passo para a liberação do uso de celulares em aviões foi dado em abril, quando a União Européia anunciou a liberação em espaço aéreo europeu a partir do segundo semestre deste ano.

Segundo a TAM, a companhia será a primeira a oferecer o sistema no continente americano. O serviço de telefonia móvel a bordo foi criado pela OnAir --joint venture da Airbus e da Sita, uma organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. A escolha foi feita após dois anos de avaliação.

O mecanismo é seguro, diz a TAM, pois impede que o sinal dos aparelhos cause interferência nos comandos da aeronave.

Desde o fim de maio, é possível fazer ligações para celular em estações da linha 2-verde do metrô de São Paulo.

Folha de São Paulo

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Primeira fase. Quase, quase...

Ufa... tá chegando! Nesta quarta-feira irei no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro. Nervosismo tá nas alturas! Quanta ansiedade!

Enfim, a primeira fase - juntar documentos - está quase pronta. Falta pegar amanhã o bilhete aéreo e o seguro saúde.
Gente, porque uma ida ao consulado é tão complicada? Filas intermináveis, transferência constante de salas, senhas, não pode isso, não pode aquilo, só você e documentos. E é claro a espera pela resposta do visto. Esta parte é bem complicada mas a motivação está em saber que isso é muito pouco em relação ao que vou viver no próximo ano. Mesmo toda esta ansiedade e preocupação serve de aprendizado.

Então, amanhã termina a fase um, e na quarta-feira enfrento a fase dois, ela é curta mas a espera parecerá longa! Caramba... daqui a um mês estarei partindo para o velho mundo em busca de novas experiências!
Ha! Continuo seguindo o caminho desconhecido, só para ser conhecido! Porque experiências, quem a têm, a cada minuto se renova!